TRIPULAÇÕES ARGENTINAS CRUZAM OS BRAÇOS POR VACINA
IMAGEM: INFOBAE/FERNANDO MORALES
Começa a greve da Marinha Mercante: exigem vacinar seus trabalhadores contra o coronavírus. Do Centro de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante pedem que o pessoal embarcado dentro dos grupos de trabalhadores essenciais seja levado com prioridade para vacinação.
Os práticos serão os primeiros a cruzarem os braços seguidos de perto dos trabalhadores de rebocadores.
A tensão da tripulação marítima - marinheiros, pilotos, capitães - na ausência de respostas do Ministério da Saúde da Nação quanto à inclusão dos marinheiros na lista do pessoal estratégico com prioridade para vacinação atingiu seu pico máximo nas últimas horas. A inação do governo levou à paralisação progressiva da atividade.
"O ministro Vizzotti escolheu o pior caminho, o do silêncio." Em diálogo com o Infobae um dos referentes do pessoal embarcado sintetiza o papel de quem opera as embarcações da Marinha Mercante e pesca em tempos de crise e acrescenta
“Não estamos exigindo nada inoportuno ou estranho. Há um ano, o Estado Nacional declarou marinheiros, pilotos e pescadores como trabalhadores essenciais. Fomos excluídos do direito de permanecer em nossas casas porque o transporte de mercadorias, suprimentos e combustível é essencial para garantir o funcionamento do país. Aceitamos isso sem levantar objeções, uma vez que sempre assumimos que nossa atividade é altamente estratégica. Assim como quase mil marinheiros mercantes foram para a guerra das Malvinas, nesta batalha não podíamos estar ausentes ”.
Em uma primeira fase, os navios de carga seca não serão afetados, mas a cessação do transporte de combustível causará danos significativos
“Agora temos a tão esperada vacina e vemos com preocupação que enquanto se estabelecem critérios diferenciais de vacinação para diferentes setores da atividade estratégica do país e enquanto se fala em“ vacinação VIP ”para pessoas que não estão sujeitas a riscos extraordinários, os o sector dos transportes em geral e o sector marítimo, fluvial e das pescas em particular não foram - literalmente - tidos em consideração. Todos os dias, um piloto embarca em um navio das partes mais remotas do mundo armado com equipamento de proteção individual básico, mas por horas e em alguns casos dias ele é forçado a compartilhar um espaço fechado com estranhos e a compartilhar instalações sanitárias em um contexto que é nem sempre em condições sanitárias adequadas ”, concluiu a fonte.
Diversos sindicatos marítimos levaram ao Ministério dos Transportes - com base em recomendação emanada de nada menos que a IMO (Organização Marítima Internacional) em conjunto com outras agências dependentes da ONU - a necessidade de gerar um plano de vacinação segundo o risco profissional a que os marítimos estão expostos. A medida foi rapidamente aceita pelos funcionários dependentes do ministro Mário Meoni e o próprio ministério gerou um arquivo oficial eletrônico que sob o número EX-2021-20353166- -APN-JST # MTR dá direito à proposta sindical e recomenda ao Ministério da Saúde proceda de acordo. Nem a Ministra Vizzotti nem qualquer um dos funcionários que se reportam a ela enfrentaram o desafio até agora e as reações estão começando a florescer.
Durante a manhã de terça-feira, 6 de abril, o Centro de Capitães começou a notificar diferentes companhias marítimas sobre o seguinte:
“MEDIDAS DE FORÇA NA REIVINDICAÇÃO DE VACINAÇÃO DE PESSOAL EMBARQUE: Até o momento, nenhuma resposta oficial à nossa reivindicação foi recebida.
Consequentemente, somos forçados a tomar medidas de ação industrial em apoio ao nosso pedido mais do que razoável e justo. Eles terão início na próxima quinta-feira, das 8h às 00h00, e envolverão, inicialmente, apenas os navios de transporte de hidrocarbonetos.
Solicita-se aos Capitães destes navios que comuniquem esta diretriz aos armadores o mais rapidamente possível e que nos enviem as informações sobre as respetivas situações operacionais previstas para quarta-feira, dia 7 do corrente mês, às 21h00.
“A cessação progressiva das atividades antecipa uma paralisação gradual do tráfico de mercadorias que afetará gravemente a cadeia logística a nível nacional. O facto de começar por parar os navios que transportam hidrocarbonetos é uma complicação adicional, não são muitos os dias em que refinarias e centrais térmicas podem ficar sem a sua matéria-prima (petróleo e derivados) sem que as consequências se façam sentir. Imaginemos uma usina como a Costanera Norte tendo que ser paralisada por falta de combustível para alimentar os geradores de eletricidade ”
A mesma fonte expressa. “Os empresários em geral concordam que o pessoal de navegação e principalmente os pilotos e pilotos que conduzem navios estrangeiros pelos canais de navegação até a atracação nos diferentes portos têm alguma prioridade na vacinação que a autoridade sanitária deve estabelecer com clareza. Não é concebível que, diante de uma abordagem lógica, esse pessoal não receba uma resposta. Mas a greve obviamente vai causar danos significativos ao país ”.
Há poucos dias, o dirigente caminhoneiro Hugo Moyano, manteve um encontro reservado com o presidente Alberto Fernández durante o qual exigiu em nome de Juan Carlos Schmid (chefe da Confederação Argentina dos Trabalhadores em Transportes) que se prestasse a devida atenção à situação de saúde daqueles trabalhadores que são forçados por sua profissão ou comércio a se deslocarem nacional ou internacionalmente, estando altamente expostos ao COVID-19. Embora o primeiro presidente pareça entender a proposta, até agora não houve nenhum pronunciamento oficial.
Se tudo correr conforme o planejado, o grosso das guildas marítimas e fluviais restantes se juntará à medida adotada pelos capitães do ultramar.
Em meio a essa situação, enquanto a pasta de transporte expressa surpresa com a quietude do Ministro Vizzotti a esse respeito, as árduas tentativas de obter alguma precisão da porta-voz da autoridade de saúde não tiveram sucesso.
FONTE: JORESIMAO.BLOGSPOT.COM