X
IMAGEM: CMA CGM/EMPRESA DIVULGAÇÃO

A gigante marítima francesa CMA CGM, a terceira transportadora marítima do mundo, relatou um lucro líquido do primeiro trimestre de 2021 de US $ 2,1 bilhões, impulsionado pela forte demanda por bens de consumo, que deve continuar pelo resto do ano. Este número se compara a um lucro de apenas US $ 48 milhões no primeiro trimestre de 2020, para um aumento de cerca de 2.000%.

A receita do primeiro trimestre chegou a US $ 10,7 bilhões, quase 50% acima do primeiro trimestre de 2020 em meio a uma desaceleração no comércio internacional devido às medidas de bloqueio do COVID-19, especialmente na China.

O EBITDA ficou em $ 3,2 bilhões, representando uma margem EBITDA de 29,7% contra 13,5% no primeiro trimestre de 2020. Os volumes no trimestre aumentaram 10,7% em relação ao primeiro trimestre de 2020 para 5,5 milhões de TEUs.

A CMA CGM continuou a fazer investimentos para fortalecer e melhorar os ativos com 22 navios encomendados, incluindo 12 movidos a gás natural liquefeito. A empresa também confirmou a implantação de seis novos navios movidos a GNL de 15.000 TEU entre a China e a Costa Oeste dos Estados Unidos até o final de 2022, o primeiro dos quais se juntará à frota em outubro de 2021.

Até o final de 2024, a CMA CGM operará uma frota de 44 navios movidos a GNL, a maior da indústria naval.

Comentando os resultados, Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM, disse:

“Em um momento em que as cadeias de suprimentos globais estão sob forte pressão, nos unimos para fornecer aos nossos clientes soluções adicionais. Expandimos nossa frota, principalmente com a adição de novos navios de 23.000 TEU movidos a GNL. Também criamos uma nova divisão de frete aéreo com quatro cargueiros completos Airbus A330-200, fortalecendo assim nossa gama de soluções ágeis.

“Neste contexto, a complementaridade entre a nossa oferta de transporte marítimo e as soluções logísticas da nossa subsidiária CEVA Logistics tem-se revelado particularmente relevante.

A demanda sustentada pelo transporte de bens de consumo deve continuar ao longo do ano. A CMA CGM continuará a desenvolver suas soluções para seus clientes, ao mesmo tempo em que mantém suas iniciativas de apoio à transição energética do setor de transporte e logística. ”

Olhando para o futuro, a CMA CGM vê o comércio internacional permanecendo “vivo” ao longo do segundo semestre.

“A demanda sustentada por transporte marítimo de bens de consumo observada desde o verão de 2020 deve continuar no segundo semestre de 2021. O Grupo continuará a investir no fortalecimento e atualização de seus ativos de transporte e logística ao mesmo tempo em que reforça sua estrutura financeira. Como parte de seu compromisso com clientes em todo o mundo, o Grupo continuará a implantar soluções para apoiar sua atividade de negócios e garantir a continuidade de suas cadeias de abastecimento

“O ambiente atual deve permitir ao Grupo atingir pelo menos os mesmos resultados no segundo trimestre de 2021, como fez no primeiro”, disse CMA CGM.

FONTE: gCaptain Daily