IMAGEM: CARLOS JASSO

Um rascunho de texto legal sobre um pacote de regulamentações para a implementação do Marco de Emissões Líquidas Zero da IMO não obteve consenso em um grupo de trabalho que deliberou até altas horas da noite na sede da agência da ONU, em Londres, ontem. O texto trata das chamadas medidas técnicas e econômicas de médio prazo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos próximos 25 anos.

No entanto, obteve apoio majoritário suficiente para que o grupo o recomende ao Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC) para aprovação formal hoje.

Quinze países, liderados pela Arábia Saudita, opuseram-se ao pacote, alegando que era ambicioso demais. Espera-se que insistam na votação do comitê, raramente utilizada por uma organização com um compromisso de longa data com o multilateralismo e um espírito de compromisso.

Seis pequenos Estados insulares em desenvolvimento do Pacífico, liderados pelas Ilhas Marshall, também expressaram profunda decepção e declararam em uníssono que não poderiam aceitar o pacote.

No entanto, espera-se que um grande número de delegações, muitas das quais participam do trabalho do grupo há anos, insistam na aprovação do comitê

A aprovação levaria automaticamente à circulação dos novos regulamentos como projetos de emendas ao Anexo VI da Convenção sobre Poluição Marinha (MARPOL), que abrange a poluição do ar, para adoção formal em uma sessão extraordinária do comitê em outubro, quando também seria definida a data de entrada em vigor internacional. O Marco Net Zero deve ser aplicado ao transporte marítimo internacional para embarcações de 5.000 toneladas brutas ou mais.

Em discurso ao grupo na noite passada, o secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, lembrou aos delegados que o pacote era "apenas um passo em nossa jornada rumo a 2050". Muito mais trabalho era necessário, disse ele.

Os novos regulamentos da MARPOL não incluem uma taxa universal, embora esta tenha obtido apoio substancial de mais de 60 países antes da consolidação do atual projeto de lei. Eles estipulam uma abordagem em dois níveis para alcançar a redução da intensidade global de gases de efeito estufa (GFI) e estabelecem metas indicativas de conformidade básica e direta, expressas em porcentagens a serem cumpridas gradualmente em uma escala de tempo progressiva.

Por iniciativa do Egito, o grupo concordou em incluir um regulamento exigindo que o comitê aborde os "impactos desproporcionalmente negativos na segurança alimentar", particularmente em países expostos à insegurança alimentar, e mantenha os potenciais impactos "sob revisão contínua".

 

 

IMAGEM: PORTO DO AÇU/DIVULGAÇÃO

 

A guerra comercial de Donald Trump pode ter esmagado os preços globais das commodities, mas é uma boa notícia para um dos maiores portos do Brasil, que está vendo um aumento nos volumes de exportação.

O Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, o porto de exportação de petróleo número 1 do país, já estava investindo em capacidade extra para ajudar a resolver gargalos comerciais em agricultura e minerais. Distorções induzidas por tarifas no comércio global agora estão fornecendo um impulso adicional, diz ele.

“Quando as ameaças começaram, a demanda começou a aumentar”, disse João Braz, diretor de logística do porto, em uma entrevista. “Estamos em uma posição muito boa aqui.”

Os ganhos destacam a rapidez com que outras nações podem aproveitar as oportunidades, já que os EUA e a China se envolvem em um confronto sobre comércio. A China disse na semana passada que planejava responder à tarifa de 34% de Trump sobre seus produtos com um imposto igual. Tal medida poderia dar aos exportadores brasileiros uma vantagem única para roubar participação de mercado.

O Brasil é o maior parceiro comercial da China e compete com os EUA pela supremacia nos mercados globais de exportação agrícola. O país sul-americano também é o maior produtor de petróleo da região e um dos maiores exportadores mundiais de minério de ferro, que é usado para fazer aço.

O governo Trump disse em fevereiro que planejava impor uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio para os EUA. Naquele momento, Porto do Açu viu um aumento na demanda por ferro-gusa, uma matéria-prima usada por siderúrgicas dos EUA, de acordo com Braz. As exportações de ferro-gusa do Porto do Açu no primeiro trimestre foram 50% maiores do que em todo o ano de 2024, disse ele.

O Brasil está particularmente bem posicionado para roubar uma marcha dos EUA no mercado de soja. O Brasil é o maior produtor da safra, e a Agroconsult, uma consultoria independente, espera que a produção doméstica alcance um recorde de 171,3 milhões de toneladas este ano com clima favorável e expansão de áreas plantadas.

Novos dados sugerem que as remessas em outras categorias estão ganhando com eventos globais. As exportações brasileiras de aves frescas e processadas atingiram 476.000 toneladas em março, disse o grupo industrial ABPA na segunda-feira, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. As remessas de aves para a China aumentaram na mesma quantidade, enquanto as exportações de carne bovina aumentaram 20%.

No entanto, os agricultores brasileiros estão consistentemente cultivando mais soja do que as ferrovias e portos do país podem suportar. “Há um grande congestionamento em ambas as pontas”, disse o CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo, em uma entrevista.

O Porto do Açu lida com exportações agrícolas em um terminal multiuso conhecido como T-Mult e planeja dobrar a capacidade anual para 5 milhões de toneladas nos próximos anos. O porto está dragando o canal em frente ao T-Mult para que dois navios Panamax possam ser carregados simultaneamente.

Por enquanto, pelo menos, o porto diz que os clientes estão estocando soja em suas instalações com a maior parte do estoque eventualmente destinada à China.

Uma escassez de contêineres também está direcionando negócios para o Porto do Açu. O direcionamento de embarques comerciais por militantes Houthis apoiados pelo Irã no Mar Vermelho desacelerou o fluxo de contêineres usados ​​por exportadores de café, por exemplo. O Brasil é o maior exportador de café e alguns vendedores estão atualmente embalando os grãos em sacos superdimensionados no Porto do Açu para evitar longas esperas em outros portos.

O porto começou a enviar grandes sacos de café em 2024 e espera um aumento nos volumes este ano. Ele também planeja começar a lidar com embarques de açúcar.

"Os clientes precisam de uma alternativa", disse Braz. "O sistema está com gargalos."

FONTE: Bloomberg L.P.

IMAGEM: PORTCOAST

Os planejadores da cadeia de suprimentos estão ocupados agendando remessas de destinos não chineses para os EUA hoje, após a renúncia tarifária de Donald Trump, o presidente americano, na noite passada.

Trump anunciou uma pausa de 90 dias para países afetados por tarifas mais altas dos EUA em meio à turbulência financeira e à desvalorização do dólar na semana desde que ele fez seus primeiros anúncios de tarifas.

No entanto, a guerra comercial entre Pequim e Washington se agravou, com o presidente dos EUA aumentando as tarifas sobre produtos chineses para 125%. As tarifas retaliatórias da China de 84% sobre todas as importações dos EUA entraram em vigor ontem, com o governo reiterando que não cederá a Trump.

A taxa universal de 10% imposta por Trump para todos os países, exceto a China, permanece em vigor, mas há sinais de que os EUA estão explorando acordos comerciais com bases de produção alternativas à China.

Por exemplo, o governo vietnamita afirmou hoje que está em negociações para um acordo comercial com os EUA, horas depois de Trump suspender as onerosas tarifas de 46% sobre o país do Sudeste Asiático.

Os dois países considerarão a remoção do máximo possível de barreiras não tarifárias, afirmou Hanói em um comunicado divulgado após uma reunião entre o vice-primeiro-ministro do Vietnã, Ho Duc Phoc, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em Washington.

Após o recuo tarifário de Trump, Lars Jensen, chefe da consultoria de contêineres Vespucci Maritime, sugeriu via LinkedIn: “Para as cadeias de suprimentos, isso significa que a grande quantidade de reservas que foram suspensas/pausadas na última semana provavelmente serão enviadas o mais rápido possível para origens fora da China. Os transportadores vão querer movimentar essa carga enquanto têm a oportunidade de evitar as altas tarifas.”

A semana de turbulência tarifária viu as reservas de contêineres para os EUA caírem 67%, e o prazo repentino de julho para tarifas mais baixas provavelmente levará a alguns problemas de gargalo, à medida que os transportadores se apressam para enviar suas mercadorias aos EUA.

“Devemos esperar que os transportadores de origens fora da China queiram iniciar a alta temporada essencialmente já agora – ou o mais rápido possível – para que suas cargas da alta temporada sejam movimentadas antes de 9 de julho, quando a suspensão expira”, aconselhou Jensen.

A China não está se contendo com a escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, o que está provocando uma mudança nos padrões de compra de grãos e gás.

As tarifas do VLGC continuaram a despencar ontem, após o anúncio em Pequim de uma tarifa total de 84% sobre produtos americanos. Ontem, a rota LPG1 caiu US$ 12.200 por dia, para US$ 13.600 por dia, enquanto a rota LPG3 caiu US$ 12.800 por dia, fixando-se em US$ 14.300 por dia.

“Guerras comerciais não produzem vencedores, e o protecionismo leva a um beco sem saída. O sucesso econômico da China e dos EUA apresenta oportunidades compartilhadas em vez de ameaças mútuas”, afirmou o governo chinês em um white paper de 18.300 palavras recém-publicado em resposta às últimas tarifas americanas.

 FONTE: SPLASH247.COM

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

O setor naval da Zona Franca de Manaus registrou um crescimento de 741% no faturamento em janeiro de 2025 em comparação com dezembro, segundo dados do Painel Econômico do Amazonas. Em relação a janeiro de 2024, o avanço foi de 405%, consolidando o segmento como um dos mais dinâmicos da indústria local. O desempenho é impulsionado pela demanda do agronegócio do Centro-Oeste, especialmente pela safra recorde de soja estimada em 164,4 milhões de toneladas, parte da qual é escoada por balsas produzidas em Manaus.

Com 14 estaleiros ativos e mais de 2,7 mil empregos gerados, o polo naval manauara lidera nacionalmente a produção de embarcações para navegação interior, como balsas, empurradores e barcos de alumínio. Essas embarcações abastecem grandes armadores e portos logísticos da Amazônia, como Super Terminais e Chibatão, além de atender a empresas internacionais como Aliança e CMA-CGM.

A sazonalidade da produção agrícola exige agilidade na entrega das embarcações, que precisam estar prontas no início do ano. Essa dinâmica explica o pico de faturamento registrado em janeiro. Além disso, o setor tem papel relevante na inclusão produtiva, ao empregar trabalhadores sem formação técnica e promover sua capacitação em soldagem naval por meio do Senai.

A seca histórica dos últimos anos também acelerou a demanda por embarcações de menor calado, adaptadas às condições dos rios amazônicos em períodos de estiagem. O setor responde com soluções logísticas que reforçam a integração entre a região Norte e o agronegócio nacional, assumindo protagonismo na retomada industrial da Amazônia em 2025.

FONTE: Portos e Navios

IMAGEM: REPRODUÇÃO/PREFEITURA

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou na terça-feira (8) que o discurso de privatização do rio Madeira está atrapalhando a tramitação do processo para a concessão da hidrovia. A declaração foi feita durante uma audiência na CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado, ao responder perguntas dos senadores sobre os planos da pasta para os próximos dois anos. Ele associou o discurso de privatização ao cenário eleitoral previsto para 2026.

“Alguns setores têm vendido para a sociedade que será uma privatização do rio. Não é isso. A concessão é o modelo que existe no mundo, e acho que ela é muito benéfica para o país”, afirmou o ministro. 

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) pediu cautela ao governo federal nos estudos sobre a concessão da hidrovia no Norte do país. Na visão dele, não há necessidade de realizar o empreendimento, uma vez que “os usuários da hidrovia já são do setor privado”, argumentou.

Silvio Costa Filho reconheceu que a concessão da hidrovia do rio Madeira deve ser tratada com cautela, por se tratar de um “tema sensível”, mas ressaltou que a medida pode ampliar as operações atuais de 15 milhões de toneladas para 25 milhões de toneladas por ano. De acordo com o ministro, uma reunião no ministério está sendo articulada para discutir a situação, principalmente com a bancada do Norte no Congresso Nacional.

“A gente vai fazer uma reunião de trabalho com esses agentes para a gente poder ouvir, eximir qualquer dúvida e tentar buscar o melhor caminho possível para que, efetivamente, a gente tenha uma agenda de escoamento da produção sustentável naquela região”, explicou o ministro.

Busca de apoio dos governadores

A concessão da hidrovia do rio Madeira seria a primeira a entrar em audiência pública, mas a do rio Paraguai passou na frente. O estudo para conceder ao setor privado o trecho de cerca de mil quilômetros entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) foi concluído e aprovado pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) em junho do ano passado.

De acordo com o ministério, foi necessário mais tempo para o projeto; porém, algumas fontes apontam que a bancada do Norte, no Parlamento, colocou objeções ao andamento do projeto. A expectativa é que a hidrovia do Paraguai seja um exemplo de sucesso para alavancar as outras. O senador Eduardo Braga (MDB-AP), por exemplo, afirmou à Agência iNFRA que é contra a medida.

O ministério está buscando apoio dos governadores do Norte. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reuniu-se com a cúpula do ministério e concordou em ajudar, angariando o apoio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, composto por governadores da região Norte.  

Hidrovia do Parnaíba, BR dos Rios e BR do Mar

Na ocasião, o ministro também anunciou os estudos para a hidrovia do rio Parnaíba, no Piauí. De acordo com ele, a iniciativa é estadual, e o governador Rafael Fonteles (PT) ficará responsável por articular a PPP (Parceria Público-Privada). Segundo Silvio Costa Filho, o governo federal apenas apoiará a medida. A Eletrobras está cotada para ser uma das investidoras do modal no estado.

A BR dos Rios deve ser lançada no mês de junho, segundo o ministro Silvio Costa Filho. O texto tem como objetivo criar um modelo de gestão mais atrativo para as hidrovias, incentivando o setor privado e promovendo o uso do modal hidroviário como alternativa para o escoamento de cargas.

O programa começou a ser desenvolvido ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas não saiu do papel. No ano passado, o Ministério de Portos e Aeroportos chegou a anunciar que o texto seria enviado ao Congresso Nacional até o fim do ano, o que acabou não ocorrendo.

Já a publicação do decreto do BR do Mar, inicialmente previsto para o fim de março, foi adiada novamente, segundo o ministro, por conta da agenda do presidente Lula, que viajará à China e à Rússia no próximo mês, conforme informou o ministro. Uma nova data está sendo articulada para o mês de maio. “A ideia é que a gente anuncie ou em Pernambuco ou no Palácio do Planalto, mas já está tudo alinhado, aprovado […]. Quando o presidente Lula voltar da China, a gente vai fazer isso”, completou o ministro. 

Roadshow

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) vai acompanhar o ministro Silvio Costa Filho em um roadshow pela Europa no final do mês de abril, conforme informou o ministro. De acordo com ele, a ideia é apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá a investidores internacionais. O edital do projeto foi lançado em fevereiro, e a expectativa é que o leilão aconteça na sede da B3 no dia 1º de agosto. O governo de São Paulo assumiu a responsabilidade pela obra em parceria com o governo federal.

Apesar de o edital ter sido lançado pelo estado de São Paulo, o ministro considera a obra uma das mais relevantes para o governo federal. O investimento está previsto no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O valor total da obra é estimado em R$ 5,96 bilhões. Desse montante, R$ 4,96 bilhões serão divididos igualmente entre os governos federal e estadual, enquanto o valor restante será financiado pela iniciativa privada, por meio do programa. 

Críticas à malha aérea do Norte

Durante a audiência pública, os senadores da bancada do Norte cobraram do ministro medidas para melhorar a malha aérea da região. Para os parlamentares, as empresas que operam no Brasil não atendem adequadamente o Norte. Silvio Costa Filho concordou que ações devem ser adotadas, mas lembrou que as decisões estão sob a competência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pediu aos senadores que analisem, em breve, os três nomes indicados para a autarquia.

“Devem estar chegando em breve os três nomes para a ANAC, e quero pedir que vocês possam apreciar essas indicações. Com essa nova roupagem da ANAC, vamos poder avançar nessa discussão de maneira mais profunda”, disse o ministro, que não mencionou a indicação pendente para diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Na ANAC, o superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato, está substituindo o diretor-presidente desde o dia 1º de janeiro. O nome de Tiago Faierstein, que atualmente é diretor na Infraero, foi indicado para ser o novo diretor-geral da agência. Rui Mesquita foi indicado para a outra vaga de diretor que está em aberto. Ainda não foi enviado o nome para a vaga que ficou disponível no mês passado, com a saída do diretor Ricardo Catanant ao fim de seu mandato. O ministro também não revelou um novo nome. 

FONTE: AGÊNCIA INFRA

IMAGEM: EMBRAPORT/DIVULGAÇÃO

Os estoques de transporte permanecem sob forte pressão hoje, enquanto o mundo se conforma com a imensidão dos anúncios de tarifas de quarta-feira do presidente dos EUA, Donald Trump.

A taxa média de tarifas dos EUA agora foi definida em pouco menos de 25%, níveis não vistos desde a década de 1930 e os dias da Grande Depressão.

A escala das tarifas torna irrelevantes as comparações com as táticas tarifárias anteriores de Trump, oito anos atrás. No entanto, alguns no setor de transporte marítimo estão depositando suas esperanças na admissão de Trump ontem de que ele está aberto a reduzir tarifas se outros países puderem oferecer algo "fenomenal", sinalizando que a Casa Branca está disposta a negociar, apesar da insistência de alguns altos funcionários.

O setor de contêineres será o mais afetado

"Não há realmente como comparar a guerra comercial de Trump este ano com as medidas que ele tomou a partir de 2017", sugeriu a análise da plataforma de reservas de contêineres Freightos, acrescentando: "Desta vez, as tarifas são tão amplas e tão altas que há poucas alternativas isentas de impostos".

A maioria dos economistas agora prevê um crescimento mais lento e modesto do PIB dos EUA, uma maior probabilidade de recessões nos EUA e além, e, portanto, uma possível contração do comércio global também.

"Espera-se que o transporte marítimo global seja sufocado como resultado das tarifas mais amplas", argumentou o banco de investimento americano Jefferies em uma nota aos clientes ontem.

Jefferies disse que o setor de contêineres provavelmente seria o mais "sensível" às tarifas, um ponto de vista compartilhado pelo analista-chefe de transporte marítimo da BIMCO, Niels Rasmussen.

"De uma perspectiva de transporte marítimo, o setor de contêineres será o mais afetado. Muitas commodities de navios-tanque e granéis secos foram até agora isentas dos aumentos de tarifas, mas a maioria dos produtos enviados em contêineres enfrentará aumentos de tarifas de importação", disse Rasmussen.

Em um cenário em que os aumentos de tarifas resultariam em crescimento zero nas importações de contêineres dos EUA, isso reduziria o crescimento do volume global de contêineres em 0,5 ponto percentual, de acordo com estimativas da BIMCO.

Em notícias relacionadas a contêineres, há uma crescente especulação de que os grandes planos do navio francês CMA CGM para investimentos nos EUA podem ser colocados em espera.

Em 6 de março, o presidente da CMA CGM, Rodolphe Saadé, foi à Casa Branca (foto), revelando um investimento planejado de US$ 20 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos.

Agora, no entanto, na esteira das tarifas de 20% de Trump sobre as nações da União Europeia, o amigo de Saadé, Emanuel Macron, o presidente francês, deu a entender que tais investimentos devem ser revistos.

"Investimentos futuros, investimentos anunciados nas últimas semanas, devem ser suspensos por um tempo enquanto a situação com os Estados Unidos não for esclarecida", Macron disse a um grupo de políticos e líderes empresariais franceses ontem.

As tarifas de quarta-feira são mais um exemplo da mudança colossal e radical trazida nos primeiros meses do segundo governo Trump, algo que a corretora BRS encapsulou perfeitamente abaixo.

A seguir, para o transporte marítimo global, Trump tomará uma decisão sobre penalizar ou não a tonelagem construída pela China que atraca nos portos dos EUA.

FONTE: SPLASH247.COM

IMAGEM: IMO

EUA se retiram de reunião crítica da IMO sobre clima e ameaçam retaliação sobre precificação de emissões

Em um acontecimento dramático na reunião do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da Organização Marítima Internacional (IMO), em Londres, o governo Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos das negociações cruciais de descarbonização marítima que ocorrem esta semana.

O Marco de Emissões Líquidas Zero da IMO planeja modificar o Anexo VI da MARPOL, implementando um padrão para combustíveis marítimos e um sistema de precificação de emissões. Os delegados presentes na reunião do MEPC desta semana devem finalizar o rascunho do texto legal para as medidas.

A Estratégia de GEE da IMO para 2023 visa atingir emissões líquidas zero do transporte marítimo internacional até 2050, com o pico de emissões atingindo o mais breve possível, considerando as circunstâncias nacionais e alinhando-se às metas de temperatura do Acordo de Paris.

Em sua mensagem, o governo Trump caracterizou os esforços da IMOI como "uma tentativa de redistribuir riqueza sob o pretexto de proteção ambiental".

Os EUA se opuseram particularmente à meta da IMO de atingir emissões líquidas zero até 2050, argumentando que isso "promoveria imprudentemente o uso de combustíveis hipotéticos caros e não comprovados".

A estratégia atual da IMO visa ainda uma redução de 40% na intensidade de carbono do transporte marítimo até 2030, em comparação com os níveis de 2008, com 5% a 10% da energia utilizada no transporte marítimo proveniente de fontes com emissão zero ou quase zero de GEE até 2030.

Se aprovadas, essas medidas poderão entrar em vigor em 2027, após a adoção final em uma sessão extraordinária do MEPC em outubro de 2025.

FONTE: GCAPTAIN

IMAGEM: ENGENHARIA COMPARTILHADA

O ministro Silvio Costa Filho participou, na segunda-feira (31/03), do Fórum Permanente de Infraestrutura da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), ocorrido no Recife, para debater a Ferrovia Transnordestina. Além de participar do debate, o titular dos Portos e Aeroportos defendeu a implementação da Hidrovia do São Francisco como novo modal de transporte para o escoamento da produção do Estado.

O encontro reuniu as principais lideranças políticas e empresariais do estado para debater soluções para fortalecimento da economia pernambucana, a exemplo da governadora Raquel Lyra, do prefeito do Recife, João Campos, do senador Fernando Dueire; do ex-senador e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro, deputados, prefeitos; do presidente da federação, Bruno Veloso, do presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, entre outros.

“Eu acho que a Hidrovia do São Francisco deve ser uma prioridade de Pernambuco. Por meio dessa hidrovia, vamos fortalecer a nossa Fruticultura. Nós poderemos escoar também a nossa produção gesseira para o sul do país. Ainda com essa hidrovia, poderemos trazer os grãos do oeste da Bahia; do Maranhão, Piauí, Tocantins, fortalecendo o agronegócio de Pernambuco. Eu estou muito confiante no Nordeste”, destacou Silvio Costa Filho.

De acordo com o ministro, a Hidrovia do São Francisco será fundamental para reduzir os custos logísticos e melhorar a conectividade entre os estados do Nordeste, especialmente no transporte de produtos como frutas de Petrolina e mercadorias dos portos baianos e cearenses. A obra será financiada pelo Fundo da Marinha Mercante e pela Eletrobrás, com execução pela Infra SA. Quando estiver pronta, a intervenção facilitará o escoamento da produção agrícola, beneficiando, entre outros, os portos pernambucanos e cearenses.

Transnordestina

O encontro desta segunda na Fiepe serviu também para as autoridades tratarem da Transnordestina. No último dia 13 de março, os ministros Silvio Costa Filho e Renan Filho (Transportes) anunciaram que a licitação para a retomada das obras da ferrovia, no trecho Salgueiro-Suape, será realizada no início do segundo semestre de 2025, após conclusão do projeto executivo. A intervenção, que visa a conectar o estado de Pernambuco ao restante do Brasil, é considerada um projeto estratégico para o escoamento da produção nordestina e a integração regional. O Governo Bolsonaro havia tirado Pernambuco do percurso da ferrovia, prejudicando o Estado.

“São investimentos de R$ 1,2 bilhão para quase 140 quilômetros de ferrovia nesse trecho. Essa obra é estratégica para o Nordeste brasileiro. Com a ferrovia pronta, vamos mais do que dobrar a capacidade do Porto de Suape de escoar a sua produção. Isso significa geração de emprego e renda, aquecimento da economia e, sobretudo, o fortalecimento da interiorização do desenvolvimento. Ao longo do ano de 2026, a gente espera dar as outras ordens de serviço chegando a um montante de R$ 5 bilhões para a obra”, explicou Silvio Filho.

FONTE: CARLOS BRITTO

IMAGEM:  Luke Sharrett/Bloomberg News

Taxas de 25% sobre veículos passou a valer a partir de 2 de abril; os estoques aproximam-se do limite, dizem executivos

Carros importados estão sendo acumulados nos portos dos Estados Unidos por conta das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). Os terminais já estão próximos de suas capacidades máximas. Algumas fabricantes como Audi, Jaguar, Land Rover e Aston Martin chegaram a atrasar ou diminuir o envio de cargas de veículos para os EUA, segundo executivos de empresas do setor automobilístico ao Financial Times.

Sem se identificar, os executivos disseram que a situação pode “ficar feia”, uma vez que ainda há incerteza acerca da maneira como a política econômica será implantada. O porto de Bremerhaven, na Alemanha, uma das principais portas de saída de automóveis da Europa e do mundo, espera perder até 50% da carga, tanto para os EUA, quanto oriunda do país. O porto é responsável por cerca de 1/3 do tráfego automotivo norte-americano.

Matthias Magnor, diretor-executivo da BLG Logistics e responsável pela administração do porto de Bremerhaven, disse que os efeitos do tarifaço de Trump “ainda serão sentidos”. Outro executivo ouvido pelo veículo em anonimato disse que a espera para o envio das cargas de veículos é uma das estratégias adotadas pela indústria para amenizar possíveis perdas, visando a um acordo entre os EUA e os principais parceiros comerciais em breve. Segundo ele, fabricantes de automóveis esperam que “algum tipo de compromisso seja alcançado”.

Ademais, as taxas de importação dos próprios portos são altas, o que aumenta a ansiedade para um acordo. As fabricantes buscam estocar os carros enviados aos EUA em depósitos alfandegados, para evitar pagar as tarifas.

TARIFAS DE 25% SOBRE CARROS IMPORTADOS

Trump assinou em 26 de março um decreto que aplica tarifas de 25% a todos os carros importados. Segundo a Casa Branca, a medida, que passou a valer a partir de 2 de abril, deve resultar “em mais de US$ 100 bilhões” em arrecadação ao governo norte-americano.

FONTE: PODER360

IMAGEM: Shutterstock/tcly

Comerciantes de petróleo evitam navios fabricados na China para fluxos nos EUA com impostos de Trump

Os comerciantes de petróleo que buscam reservar navios que atracam em portos dos EUA estão tentando evitar embarcações construídas na China, depois que o presidente Donald Trump propôs taxas pesadas sobre eles em uma tentativa de reavivar a construção naval americana.

Os fretadores que reservam navios para transportar cargas que serão carregadas ou descarregadas em terminais dos EUA estão pedindo embarcações que não foram construídas em estaleiros chineses, de acordo com pessoas envolvidas no mercado. As solicitações estão sendo feitas quando os comerciantes têm alternativas, como petroleiros construídos na Coreia do Sul, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas discutindo questões comerciais delicadas.

Já, alguns navios feitos na China estão sendo fixados a taxas mais baixas. O Olympic Sky construído em Xangai foi fretado para a rota da Costa do Golfo dos EUA para o Continente do Reino Unido em 167 pontos de escala mundial esta semana, mostram os acessórios. Isso é cerca de 10% a menos do que uma reserva separada para o Rivera construído na Coreia do Sul, que foi fixado em 185 pontos de escala mundial para o mesmo carregamento de viagem na primeira quinzena de abril.

Embora o plano de Trump não tenha sido finalizado, a distorção nas taxas é indicativa da interrupção emergente como resultado da taxa proposta por Washington de pelo menos US$ 1 milhão cada vez que um navio operado ou construído pela China entra em um porto dos EUA.

“A implementação das regras conforme propostas tornaria uma grande proporção da frota de petroleiros antieconômica” quando se trata do comércio com os EUA, escreveu a Poten & Partners Inc. em uma nota na semana passada. As empresas que buscam garantir embarcações em fretamentos de longo prazo estão excluindo navios chineses de suas consultas, disse o corretor e consultor de transporte.

Alguns armadores alteraram os contratos de arrendamento para repassar as taxas impostas pelos EUA às empresas que alugam suas embarcações. As vendas de navios chineses de commodities a granel de segunda mão, que transportam matérias-primas de grãos a metais e carvão, foram paralisadas, enquanto os pedidos para construir novas embarcações em estaleiros chineses diminuíram.

A China cresceu rapidamente para dominar a construção naval do mundo. Embora os petroleiros feitos na Coreia do Sul formem uma parte muito maior da frota global em operação, mais de 70% dos petroleiros atualmente em construção estão em estaleiros chineses, de acordo com a Clarksons Research Services Ltd., uma unidade da maior corretora de navios do mundo.

FONTE: © 2025 Bloomberg L.P.

IMAGEM: LEOLINTANG/GETTY IMAGES

Plano Nacional e seu Comitê Gestor foram instituídos pela Portaria Conjunta nº 2, de 7 de abril de 2025.

Foi publicada na edição desta terça-feira, dia 8, do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Conjunta nº 2, de 7 de abril de 2025. Assinada pelo Ministério das Mulheres e outros dez ministérios, a referida Portaria institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens e o seu Comitê Gestor. O Plano terá vigência até o ano de 2027 e tem por objetivo promover iniciativas que contribuam para reduzir as desigualdades salariais e laborais no mundo do trabalho. Confira a íntegra da Portaria aqui.

O Plano Nacional observará as convenções e compromissos que visem promover a igualdade firmados pelo Brasil no âmbito internacional. A iniciativa possui seis diretrizes, sendo elas: igualdade de remuneração de mulheres e homens por trabalho de igual valor; igualdade de oportunidades no mundo do trabalho para mulheres e homens; o trabalho decente, com a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a ampliação da proteção social e o fortalecimento do diálogo social; eliminação de todas as formas de discriminação, violência e assédio no trabalho; responsabilidade compartilhada entre mulheres e homens pelo cuidado de crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas que demandem cuidado; e a transversalidade étnico-racial no trabalho.

O Plano conta, ainda, com três eixos estruturantes: ampliação do acesso das mulheres ao mundo do trabalho; permanência das mulheres em atividades laborais; e valorização e ascensão profissional das mulheres. As ações do Plano serão conduzidas pelo Comitê Gestor Interministerial instituído pela Portaria. O colegiado atuará como órgão de assessoramento e articulação, com o intuito de monitorar, avaliar e formular propostas de alteração ao Plano Nacional.

O Comitê Gestor Interministerial será composto por representantes dos seguintes órgãos: Ministério das Mulheres (MM), que o coordenará; Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério da Igualdade Racial (MIR); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC); e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Os membros do Comitê Gestor Interministerial e os respectivos suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam e designados em ato da ministra de Estado das Mulheres, Aparecida Gonçalves. Além das pastas citadas acima, também assinaram a Portaria Conjunta nº 2, os seguintes ministérios: Ministério de Minas e Energia (MME); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

FONTE: SINDIRECEITA

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Espera-se que Donald Trump anuncie tarifas abrangentes em uma declaração no White House Rose Garden às 16:00 EST desta tarde, marcando hoje como o "Dia da Libertação" no mais recente choque econômico a atingir o comércio marítimo global nos primeiros meses de seu retorno ao poder.

O escopo e a escala das tarifas recíprocas baseadas em países ainda não foram divulgados, com a Casa Branca dizendo ontem que elas entrarão em vigor imediatamente.

Apesar de seu alto perfil, as tarifas comerciais dos EUA — e ações retaliatórias — estão impactando diretamente apenas 1,5% dos volumes globais de comércio marítimo, de acordo com os dados mais recentes da Clarksons Research, que observa que na guerra comercial anterior de 2018-19, as toneladas-milhas foram cortadas em apenas 0,5%.

Com a política dos EUA descrita pela Clarksons como "fluida", analistas da maior corretora de navios do mundo admitem que há potencial para escalada, aprofundamento de impactos indiretos, mas também para novos acordos comerciais a serem feitos e para novos padrões de negociação evoluírem.

"As projeções de força contínua da importação de frete marítimo dos EUA para começar o segundo trimestre podem sugerir que a incerteza prevalecente está levando muitos transportadores marítimos a continuarem a fazer o carregamento antecipado até que o cenário tarifário fique claro", comentou Judah Levine, chefe de pesquisa da plataforma de reserva de caixas Freightos.

O índice de compras de manufatura da China continuou a subir em março, atingindo uma alta de 12 meses, sugerindo que o setor de manufatura ainda não foi significativamente impactado por tarifas no início de 2025

Dados dos analistas de contêineres Linerlytica, no entanto, pintam um quadro diferente da situação.

“Após um forte começo nos dois primeiros meses do ano, a demanda por carga de contêiner caiu em março com a recuperação do volume após o Ano Novo Chinês não se materializando. As projeções atuais sugerem que os volumes de contêineres do ano inteiro cairão 1,1% em 2025, já que a demanda de carga moderada deve durar até a temporada de pico do verão”, observou a Linerlytica em seu último relatório semanal.

O quão seriamente as tarifas alteram os fluxos comerciais tem sido questionado. As tarifas têm sido uma característica da primeira administração de Trump, bem como de seu sucessor, Joe Biden, e ainda assim os dados da Linerlytica mostram que as importações de contêineres carregados para os EUA ultrapassaram as exportações em 2,4 vezes em 2024, uma estatística que analistas da Linerlytica disseram em um relatório semanal anterior que fornece "evidências claras de que as tarifas de importação impostas desde 2018 foram completamente ineficazes" na redução do desequilíbrio comercial dos EUA.

Na primeira guerra comercial de Trump, sete anos atrás, os chineses visaram fazendeiros dos EUA e reduziram as importações de grãos dos EUA. A China é capaz de substituir isso por mais importações do Brasil, com impacto líquido mínimo de tonelada-milha.

De acordo com dados da Clarksons Platou Securities, os granéis secos, especialmente grãos e produtos siderúrgicos, foram os mais impactados pela primeira guerra comercial de Trump com a China, seguidos por GNL e GLP.

FONTE: SPLASH247.C0M