Marinha do Uruguai intercepta navio chinês usado para pesca ilegal no litoral do país; vídeo

IMAGEM: REPRODUÇÃO/O GLOBO

Embarcação foi apreendida, junto com 28 tripulantes, a 277 km a sudeste de Punta del Este

A Marinha do Uruguai conseguiu interceptar um navio chinês que estaria praticando pesca ilegal em uma zona econômica exclusiva (faixa de 370 km de litoral) do país. Uma operação foi montada após os radares identificarem a presença de diversas embarcações nas águas jurisdicionais, resultando na apreensão da embarcação, juntamente com os seus 28 tripulantes.

Na última sexta-feira, após a perceber a presença irregular dos barcos, uma aeronave militar uruguaia realizou um voo na região, detectando a presença de dois jiggers (usados para a pesca de lulas) que estavam a 277 km a sudeste de Punta del Este.

Com o monitoramento, foi possível detectar “redes de pesca desdobrados, e, à noite, acenderam-se as luzes utilizadas para a pesca, em suposta atividade criminosa”. No sábado, a aeronave de patrulha partiu para a região, chegando no dia seguinte, e encontrou um navio de bandeira chinesa, chamado Lu Rong Yuan Yu 606.

Após receber um aviso de que seriam abordados para uma inspeção, o barco de pesca fugiu, desencadeando uma perseguição que durou “toda a noite de domingo, terminando nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, quando eles finalmente concordaram em ser abordados”, segundo nota da Marinha local. Na inspeção, foram encontrados “elementos de pesca”, mas sem “cargas nos porões”. A embarcação foi transferida para o Porto de Montevidéu.

Segundo a Marinha do Uruguai, a pesca ilegal é um problema que representa uma grande ameaça ao meio marinho. O Atlântico Sul é a terceira área geográfica com a maior exploração pesqueira do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

FONTE: O GLOBO