IMAGEM:  INTERNET

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, em caráter excepcional e temporário, a saída ao mar de embarcações de pesca para reforçar as buscas por pescadores desaparecidos em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, desde 16 de janeiro.

Os barcos estavam impedidos de navegar em razão do período de defeso do camarão, mas, após articulação entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Prefeitura de Niterói e o Ibama, foi concedida autorização específica para ações humanitárias de busca.

Os cinco barcos autorizados poderão atuar exclusivamente nas operações de busca, sem realização de atividade pesqueira, dentro de área e prazo previamente delimitados.

A Marinha do Brasil encerrou no último dia 27 a varredura oficial pela embarcação Funelli. Foram 11 dias de busca ativa, com o emprego de navios e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que percorreram cerca de 32 km² na região de Ponta Negra, último ponto indicado pelo rastreador dos pescadores.