IMAGEM: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Conttmaf está entre as 29 entidades da sociedade civil escolhidas para ocupar um assento no Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape) – órgão consultivo do governo para auxiliar na construção de políticas públicas para o setor. A lista com os nomes foi divulgada na sexta-feira (27), em Brasília.
Na ocasião, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, ressaltou a importância do Conape para a atividade pesqueira. O Conselho estava há cinco anos inativo, segundo publicação no site do governo federal.
“O Conape é, para nós, uma prioridade. Porque nele se materializa a participação da sociedade no governo, o que é talvez a maior característica da gestão do presidente Lula”, declarou André de Paula.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foram eleitas, para o Conape, instituições envolvidas com o setor, como entidades empresariais, acadêmicas e organizações que representam os movimentos sociais e os trabalhadores.
A matéria traz, também, uma declaração da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade da pasta, Adriana Toledo, que destacou a relevância das entidades para o Conape.
“Através da participação social, poderemos avançar nas políticas de pesca e aquicultura e construir alternativas para enfrentar as desigualdades sociais do povo brasileiro. O Conape é o espaço fundamental nessa direção”, disse.
O Conape foi recriado em 2 de agosto passado, por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.