Luiz Penteado, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA); Raquel Lima,coordenadora Regional e Pedagógica de Ensino Técnico; Rodolfo Tavares, presidente da FAERJ/SENAR Rio; José Ignácio, presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do estado do RJ e Maxuel José Monteiro da Costa, presidente do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SIPERJES).
A necessidade de mão de obra qualificada é hoje um dos desafios predominantes tanto no setor de pesca industrial quanto artesanal no estado do Rio de Janeiro e em todo o país. Nesse sentido, é cada vez mais urgente profissionalizar os pescadores para um melhor rendimento e produção, assim suprindo a necessidade que as empresas têm de encontrar profissionais especializados, como exige a Autoridade Marítima e o mercado. Isso garante o fornecimento de profissionais especializados às empresas do setor.
Além disso, muitos trabalhadores dedicam anos à atividade pesqueira a bordo de embarcações. No entanto, encontram-se ainda sem a oportunidade de obter qualificações reconhecidas pela Autoridade Marítima ou instituições por ela credenciadas. Isso ocorre, em parte, devido à baixa escolaridade dos pescadores e às dificuldades profissionais associadas à adequação aos cronogramas de cursos oferecidos, especialmente diante dos períodos embarcados.
Com o intuito de atender a essa demanda, a FAERJ/SENAR Rio, representada pelo presidente Rodolfo Tavares e pela coordenadora Regional e Pedagógica de Ensino Técnico, Raquel Lima, promoveu uma reunião nesta quinta-feira (10/11) com dirigentes de entidades de pesca. Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do estado do RJ, José Ignácio; o presidente do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SIPERJES), Maxuel José Monteiro da Costa; e o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Luiz Penteado. O objetivo foi alinhar e discutir a implementação de uma série de cursos de formação destinados aos pescadores profissionais do estado do Rio de Janeiro, a serem iniciados a partir de fevereiro de 2024. Além disso, foram abordadas outras propostas em discussão relacionadas ao setor pesqueiro.
Além da Capitania dos Portos do estado do Rio de Janeiro, os cursos contarão com o apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar).
A agenda educacional abrange a formação contínua para Pescadores Profissionais, incluindo os Cursos de POP Nível 1 e PEP, em colaboração com a Capitania dos Portos e a FEMAR (Fundação de Estudos do Mar). Além disso, oferece cursos livres para aprimorar as habilidades profissionais dos pescadores, abrangendo temas como Primeiros Socorros, Salvatagem, e Meio Ambiente. Adicionalmente, são disponibilizados cursos complementares de ensino básico, visando superar os desafios de baixa escolaridade enfrentados pelos pescadores.
“A educação profissional é o leme que direciona os profissionais da pesca rumo ao sucesso. Em um mar de desafios, ela não apenas capacita, mas também fortalece as bases para um futuro sustentável e próspero na atividade pesqueira”, disse o presidente da FAERJ/SENAR Rio.
A FAERJ/SENAR Rio está à disposição para maiores informações sobre os cursos. Entre em contato conosco por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp: 21/99220.4708.
FONTE: FAERJ/SENAR