IMAGEM: SHIPPING NEWS
Membros da tripulação indonésia que trabalham em um pequeno navio de carga encalhado a bordo por quase seis meses começaram a pintar mensagens no casco de sua embarcação na esperança de obter apoio e atenção de organizações locais de ajuda em Taiwan. É a mais recente história de abandono de tripulação por um proprietário de navio marginal, deixando tripulações não remuneradas em um porto distante sem meios de voltar para casa.
O Chaplin da instituição de caridade marítima internacional Stella Maris interveio para prestar ajuda aos oito tripulantes indonésios depois que o capitão do navio pediu ajuda. O padre Ansensius Guntur disse ao repórter local da CNA que recebeu uma mensagem de texto pedindo ajuda dizendo que a tripulação estava deprimida e enlouquecendo enquanto o proprietário do navio não respondeu ou pagou a tripulação.
O navio de carga geral de 242 pés de comprimento em que eles estavam trabalhando perdeu energia na costa de Taiwan em 23 de fevereiro. A Guarda Costeira forneceu assistência para rebocar o navio para uma doca em Kaohsiung e foi aí que sua provação começou. De acordo com as restrições de viagem COVID de Taiwan, os relatórios indicam que a tripulação foi forçada a permanecer a bordo do navio agora por mais de cinco meses, ignorada pelo proprietário do navio. O cargueiro não identificado está registrado no Togo e administrado por uma empresa de navegação com sede em Hong Kong.
Não remunerada, a tripulação começou a pintar mensagens no casco de seu navio. Imagens fornecidas pela caridade mostram as palavras “Vamos para casa. Nós somos loucos aqui.”
O Escritório Marítimo e Portuário de Taiwan relata que organizações locais estão fornecendo assistência básica à tripulação. Eles estão deixando suprimentos e necessidades para cuidados básicos.
"O que é realmente preocupante é que a tripulação está ficando deprimida", disse o padre Guntur à agência de notícias local. "O capitão me escreveu ontem e disse 'Padre, minha tripulação já está enlouquecendo aqui, o que posso fazer?'
Stella Maris está chamando a atenção para a situação da tripulação enquanto também coordena com as autoridades locais. O Departamento Marítimo e Portuário relata que está tentando entrar em contato com o proprietário do navio, mas que até agora a empresa de navegação não atendeu ao pedido de pagamento atrasado da tripulação e de fazer arranjos para a tripulação retornar à Indonésia. A Secretaria do Porto pediu à companhia de navegação que forneça uma nova tripulação para aliviar os que estão a bordo e fornecer viagem para casa.
Se a situação não melhorar, o Departamento Marítimo e Portuário disse à CNA que se reunirá em agosto com a Agência Nacional de Imigração, a Cooperação Portuária Internacional de Taiwan e o Escritório de Representação da Indonésia em Taipei para discutir os planos de enviar a tripulação para casa. Até então, a tripulação é deixada para esperar e continuar seus apelos às instituições de caridade locais.
FONTE: SHIPPING NEWS