IMAGEM: SISTEMA OCEPAR/INFORME PARANÁ COOPERATIVO
Governo autoriza construção de seis terminais portuários privados no primeiro semestre
Com investimentos de mais de R$ 10 bilhões, terminais serão usados para movimentação de cargas com combustíveis derivados do petróleo, biocombustíveis, soja, celulose e outros produtos
Seis novos terminais portuários de uso privado foram autorizados a serem construídos no primeiro semestre deste ano.
Ao todo, são previstos investimentos na ordem de R$ 10,3 bilhões, segundo dados da DataPort, banco de dados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados).
Na região Sudeste, que representa a maior parte dos investimentos, serão construídos dois terminais em Santos: o Terminal Portuário Logístico (TPL) e o Terminal da Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais (EBT).
Os dois terminais vão trazer mais de R$ 6 bilhões em investimentos, sendo R$ 2.827 bilhões o TPL e R$ 3.657 o EBT. Eles serão utilizados para movimentação de granel sólido, granel líquido e outros tipos de carga.
Em relação ao Terminal Portuário Logístico, destaca-se a movimentação de granéis sólidos para soja, farelo de soja e milho, e de granéis líquidos contendo combustíveis derivados de petróleo e biocombustíveis.
Também serão movimentadas cargas de celulose e fertilizantes, com estimativa de serem transportadas 3 milhões de cada por ano.
Já o Terminal da Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais vai movimentar combustíveis, solventes, lubrificantes, ácidos, alcalinos e outros produtos líquidos.
Ele também será usado para transportar papel, madeira compensada, produtos siderúrgicos e metais não ferrosos.
Ao CNN Brasil Business, o presidente da ATP, Murillo Barbosa, disse que os investimentos no setor portuário privado não são apenas importantes para a logística de transportes, mas para toda a economia nacional.
“A cerimônia organizada pelo Ministério da Infraestrutura para a assinatura de 6 contratos de adesão apenas reafirmam o que o setor portuário tem vivido nos últimos anos: altos investimentos no segmento privado com uma tendência muito grande de projetos na Região Norte para atender, inclusive, a movimentação de grãos”, afirmou o presidente da Associação.
No Norte, foi autorizada a construção de três terminais: o Terminal de Malato da Louis Dreyfus Company e o Terminal Atem’s em Santarém, no Pará, e o Terminal da Lajes Logística em Manaus, no Amazonas.
Juntos, os três somam R$ 680 milhões em investimentos. Eles serão destinados à movimentação de granéis sólidos, líquidos e contêineres.
Por fim, também foi autorizado a ser construído o terminal do Porto Guará, em Paranaguá (PR), com investimento previsto de R$ 3,16 bilhões. Ele será utilizado para a mesma finalidade de carga dos demais.
“Quando falamos em investimentos privados, falamos em investimentos críveis, que vão acrescentar ao inventário portuário brasileiro novas capacidades de movimentação, pois são projetos totalmente novos, partindo do zero”, afirmou Murillo Barbosa.
Com as novas autorizações, o número de terminais privados no Brasil totalizou 259, sendo 210 terminais de uso privado (TUPs), 45 Estações de Transbordo de Carga (ETC) e 4 instalações de Turismo (IPTur).
Desde a Lei dos Portos (12.815/2013), os terminais privados somaram uma carteira de investimento de R$ 55,7 bilhões.
Ainda estão em análise a autorização de 17 novos terminais e ampliações. Estima-se que o investimento desses terminais será de R$ 19,26 bilhões.
FONTE: CNN