IMAGEM: Shutterstock
A Comissão Marítima Federal abriu um período de comentários de 12 dias para resposta pública ao novo acordo de compartilhamento de navios da Maersk e Hapag Lloyd, denominado Acordo de Cooperação Gemini.
Anunciada em janeiro, a Cooperação Gemini permitirá à Maersk e à Hapag-Lloyd coordenar globalmente as operações dos seus navios. A estrutura proposta é um sistema 'hub & spoke', com os principais portos servidos diretamente (a Rede Mainline) e outros portos servidos por serviços de transporte (a Rede Shuttle), com o objetivo de estabelecer uma rede global superior que ofereça horários confiáveis, tempos de trânsito competitivos e uma pegada de carbono reduzida.
A colaboração irá fundir as frotas de ambas as empresas, criando uma capacidade combinada de cerca de 3,4 milhões de contentores (TEU). A Maersk irá implantar 60% desses navios, com a Hapag-Lloyd respondendo pelos 40% restantes. A meta ambiciosa é fornecer confiabilidade de cronograma superior a 90% quando a rede estiver totalmente operacional.
Como parte desta colaboração, a Hapag-Lloyd deixará a THE Alliance no final de janeiro de 2025, e a Maersk e a MSC Mediterranean Shipping Company anunciaram que a aliança 2M terminará em janeiro de 2025.
Se a Comissão não tomar medidas, o Acordo Gemini entrará em vigor em 15 de julho de 2024, com operações iniciadas em fevereiro de 2025.
O prazo para envio de comentários é 18 de junho de 2024, e todos os comentários enviados serão mantidos confidenciais.
FONTE: GCAPTAIN