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O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) priorizou mais de R$ 3 bilhões, para cerca de 20 projetos, durante a 55ª reunião ordinária, realizada no último dia 9 de maio, na modalidade híbrida. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), R$ 2,8 bilhões desse montante são voltados a novos projetos de construção, dos quais R$ 1,7 bilhão são destinados à rubrica ‘apoio à navegação’ e outros R$ 1,1 bilhão para ‘transporte de cargas’. O CDFMM aprovou ainda R$ 169,7 milhões para conversões e modernização de embarcações, além de R$ 151,7 milhões para reparos e docagens e R$ 130,8 milhões para infraestrutura portuária.
A MCR Logística tem prioridade para a construção de 8 empurradores fluviais de 4.800kW no Estaleiro Rio Maguari (PA), com valor total de R$ 641,2 milhões. A empresa também recebeu uma prioridade, no valor de R$ 232,9 milhões, para construção de 3 empurradores fluviais de 4.800kW no estaleiro do grupo Wilson Sons, no Guarujá (SP). A MCR obteve ainda uma prioridade para a construção de 4 empurradores fluviais de 4.800kW no Estaleiro Detroit Brasil (SC), com valor total de R$ 269,8 milhões.
A Portoagil Logística SPE obteve prioridade de R$ 224,5 milhões para a construção de 2 empurradores fluviais de 1.200 BHP e 3 empurradores fluviais de 4.500 BHP, no Estaleiro Rio Maguari. Outros R$ 155,3 milhões são pleiteados pela Arco Norte Infraestrutura e Logística construção de 8 embarcações de apoio à navegação, sendo 3 empurradores fluviais azimutais de 1.200 HP e 5 empurradores fluviais azimutais de 1.800 HP, no Estaleiro Rio Maguari. Já a FH de Oliveira Peixoto recebeu prioridade para a construção de um empurrador fluvial no Estaleiro Beconal (AM), com valor total de R$ 17,4 milhões.
A Camorim obteve prioridade de R$ 154,3 milhões para a construção de 4 rebocadores azimutais de 70 toneladas de tração estática (bollard pull), no Estaleiro Detroit Brasil (SC). A Ambipar Response Dracares (Apoio marítimo e portuário) recebeu prioridade para a construção de uma embarcação de apoio à navegação, tipo multipropósito (multicat), denominada Ambipar 600, no estaleiro EJS (SC), com valor de R$ 3,8 milhões.
Carga
A Arco Norte Infraestrutura e Logística também recebeu prioridade de R$ 451 milhões para construção de 73 embarcações de carga, sendo 36 barcaças graneleiras de 2.218 TPB do tipo racked, 36 barcaças graneleiras de 2.218 TPB do tipo box, e 1 balsa guindaste de 2.111 TPB (toneladas de porte bruto, no Estaleiro Rio Maguari. A FH de Oliveira Peixoto está com prioridade na construção de 7 balsas graneleiras, no Estaleiro Beconal, com valor total de R$ 38,4 milhões.
A Portoagil Logística SPE está com uma prioridade para a construção de 60 barcaças graneleiras, sendo 30 de modelo box com capacidade de 2.218 toneladas e 30 de modelo raked com capacidade de 2.100t, no Estaleiro Rio Maguari, com valor total de R$ 312,6 milhões.
A Marlin Serviços Ambientais recebeu prioridade de R$ 219 milhões que compreende a construção de 14 balsas para transporte de bunker, sendo 4 balsas de 3.175 m³, 3 balsas de 3.512 m³, 3 balsas de 4.268 m³ e 4 balsas de 5.000 m³ no Estaleiro São Miguel (RJ).
A Internacional Marítima conseguiu a aprovação de prioridade para a construção de 1 embarcação de carga, tipo ferry boat de dupla proa, no estaleiro Indústria Naval Catarinense — INC (SC), com valor total de R$ 50,2 milhões.
Conversão/Modernização de embarcações
O CDFMM aprovou prioridade de R$ 76,7 milhões para a Bram Offshore nas conversões de embarcações, sendo 3 PSVs (transporte de suprimentos), denominados Navegantes Pride, Robert Adams e Juan C; e 2 AHTS (manuseio de âncoras), denominados Olin Conqueror e Elizabeth C, no Estaleiro Navship (SC). A Oceanpact tem prioridade de R$ 15,4 milhões para a modernização do AHTS Parcel de Manoel Luís, no Estaleiro Mauá (RJ), com valor total de R$ 20,8 milhões e do MPSV (multipropósito) Austral Abrolhos, em fundeio — sem necessidade de estaleiro.
A Sistac (Sistemas de Acesso S/A) pretende realizar a modernização do SDSV (mergulho raso) Sistac Vitória, no Estaleiro Mauá (RJ), com valor priorizado de R$ 26,5 milhões. A Wilson Sons conseguiu prioridade para o reparo com docagem/classificação de 2 rebocadores no estaleiro do grupo, com valor total de R$ 16,3 milhões. Já a Seagems (antiga Sapura) obteve duas prioridades, de R$ 7 milhões cada, para a modernização dos PLSVs Topazio e Diamante, no Estaleiro Renave (RJ), totalizando R$ 14 milhões.
Reparo/Docagem
A Seagems obteve duas prioridades, cada uma de R$ 37,8 milhões, para a docagem dos PLSVs Topazio e Diamante no Renave, totalizando R$ 75,6 milhões. A Bram Offshore pleiteou financiamento para reparos de 6 embarcações, sendo 3 PSVs (Breeze, Gemsbok e Santos Supplier), 2 AHTS (Campos Contender e Elizabeth C) e o WSV (estimulação de poços de petróleo) Blue Angel, no Estaleiro Navship, com valor total de R$ 62,1 milhões.
O Oceanpact obteve duas prioridades, uma para reparo do AHTS Rochedo de São Pedro, cujo valor é de R$ 3,8 milhões, e outra para o reparo do RSV Parcel do Bandolim com valor total de R$ 6 milhões. Os dois serviços estão previstos para serem executados no Estaleiro Mauá (RJ). A Belov Obras Portuárias também conquistou duas prioridades: uma para reparo da balsa Albacora IV, no valor de R$ 2,3 milhões, e outra, de R$ 1,9 milhão, para o reparo da balsa Bartira II. As duas obras estão previstas para o estaleiro Belov, do mesmo grupo, localizado na Bahia.
No segmento de infraestrutura portuária, foram concedidas duas prioridades. Uma para a F H de Oliveira Peixoto, de R$ 71,9 milhões, para a construção de uma ETC — estação flutuante de transbordo de Carga (tombador), no Estaleiro Beconal (AM), e outra para a Arco Norte Infraestrutura e Logística, cujo projeto prevê a construção de uma ETC de 5.630 TPB, no Estaleiro Rio Maguari (PA), no valor total de R$ 58,9 milhões
A resolução com as prioridades aprovadas pelo conselho diretor do FMM entrou em vigor, nesta segunda-feira (3), e tem vigência de 450 dias. Em 2023, a carteira de projetos aprovados pelo CDFMM alcançou o valor de R$ 13,8 bilhões, com R$ 938 milhões já direcionados a projetos contratados. de acordo com o MPor. No período, o ministério registrou um total de R$ 797 milhões em desembolsos repassados do FMM para a indústria naval.