The world's first large methanol powered containership is launched at Hyundai Heavy Industries. Photo courtesy Maersk

IMAGEM: MAERSK

O primeiro grande navio porta-contêineres do mundo movido a metanol saiu de sua doca de construção na Hyundai Heavy Industries no fim de semana.

O navio é o segundo de 25 navios bicombustíveis encomendados pela Maersk que serão capazes de operar com metanol verde. 

O lançamento ocorre depois de a Maersk ter recentemente batizado o primeiro porta-contentores movido a metanol verde do mundo, o Laura Maersk de 2.100 TEU, que é operado numa rota marítima do Báltico entre o Norte da Europa e a Baía de Bótnia. 

O navio lançado no fim de semana é o primeiro de uma série de doze navios com capacidade de 16.200 TEU encomendados pela Maersk à Hyundai Heavy Industries. Além disso, a Maersk fez um pedido separado para seis navios de 17.000 TEU na HHI em novembro de 2022. Todos os 18 navios estão programados para serem entregues entre 2024 e 2025.

A característica de design mais marcante do navio é a sua acomodação dianteira, que a Maersk afirma que permitirá maior capacidade de contêineres e maior eficiência enquanto estiver no porto. 

A Maersk fez um pedido adicional de seis navios porta-contêineres de médio porte (9.000 TEUs) em junho na Yangzijiang Shipbuilding, na China. As entregas estão previstas para 2026 e 2027. 

A Maersk está incorporando metanol verde como parte de sua estratégia de transição de sua frota para combustíveis sustentáveis. Isto inclui uma política de encomenda exclusiva de novos navios com opção de combustível verde. A Maersk estabeleceu metas ambiciosas para atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040 e estabeleceu metas de curto prazo para 2030 que visam reduzir a intensidade de carbono das suas operações marítimas e portuárias, de acordo com o caminho delineado no Acordo de Paris.

FONTE: GCAPTAIN