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CDFMM estabeleceu R$ 892,4 milhões para financiamento de projetos, a maior parte conversões, modernizações e reparos
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou em 7 julho R$ 892,4 milhões em prioridades de financiamento para novos projetos do setor naval, com prazo de 450 dias. A maior parte desse montante corresponde a pedidos de recursos para conversão, modernização e reparo de embarcações de apoio. Os valores foram aprovados na 50ª reunião ordinária do CDFMM. O maior valor priorizado, de R$ 240,5 milhões, é pleiteado pelo Vard Promar para a construção de um novo dique flutuante (Promar 2) em seu estaleiro, localizado em Pernambuco.
A Wilson Sons Ultratug obteve prioridade de R$ 142,1 milhões para reparo com docagem de 20 PSVs no estaleiro do grupo, localizado no Guarujá (SP). A empresa também obteve outros R$ 14,8 milhões em prioridades para modernização dos PSVs Saveiros Fragata, Prion, Sterna e Zarapito, além da conversão do PSV Saveiros Gaivota para embarcação do tipo Lightering Support Vessel (LSV), no Wilson Sons Estaleiros.
Outra empresa do grupo, a Wilson Sons Rebocadores, obteve prioridade de R$ 207,2 milhões para reparo com docagem de 28 rebocadores, também no estaleiro do grupo. Uma outra obra prevista para a Wilson Sons Estaleiros é para a empresa Magallanes Navegação, que obteve nessa reunião prioridade de R$ 1,9 milhão para modernização do PSV Torda.
A Bram Offshore obteve prioridade de R$ 22,6 milhões para reparo com docagem dos AHTS (manuseio de âncoras) Bram Force e Bram Power e dos PSVs (transporte de suprimentos) Bram Brasília e Campos Commander, em seu estaleiro Navship, em Itajaí (SC). A empresa também conseguiu R$ 4 milhões em outra prioridade voltada para a modernização dos PSVs Bram Bahia e Bram Brasil, também prevista para o Navship.
A Camorim conseguiu prioridade para a conversão dos rebocadores convencionais Sagamorim II e C Vendaval em rebocadores azimutais de 70 toneladas de tração estática (bollard pull), no estaleiro Camorim Serviços Marítimos (RJ), no valor total de R$ 61,4 milhões. Já a Starnav conquistou junto ao FMM prioridade para a modernização dos PSVs Starnav Taurus, Starnav Andromeda, Starnav Draco e Starnav Phoenix, em seu estaleiro (Detroit Brasil), em Santa Catarina, com valor total de R$ 197,9 milhões.
Nos cinco primeiros meses do ano, os estaleiros nacionais concluíram 12 obras com recursos do FMM. Foram quatro construções de embarcações e oito reparos e outros serviços realizados. O balanço do Ministério da Infraestrutura demonstrou um investimento total de R$ 446,7 milhões referente a essas entregas. A maior parte desse montante, R$ 318,5 milhões, corresponderam à construção de duas embarcações de apoio marítimo Paulo Cunha e Bram Spirit para a Bram Offshore, no estaleiro Navship (SC), que pertence ao mesmo grupo.
Em São Paulo, foram aportados R$ 86,3 milhões para reparo de 7 embarcações e a construção de outra embarcação para a Wilson Sons. Todas as oito demandas foram executadas no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP). O relatório também menciona a construção de uma embarcação para a LDC pelo estaleiro Inace (CE), com investimento de R$ 38,1 milhões, além de um reparo da embarcação Ursa, da Wilson Sons, no estaleiro Belov (BA), com custo de R$ 3,74 milhões.
Até maio, 70 obras tiveram conclusão física e financiamento contratado. De acordo com o Minfra, esse grupo não foi contabilizado como entrega do FMM porque ainda não houve liberação de recursos.