IMAGEM: John McCown/Blue Alpha Capital

O transporte de contêineres rendeu US$ 63,7 bilhões em lucros.
 O segundo trimestre de 2022 agora marca o sétimo trimestre consecutivo de recorde do maior lucro líquido de todos os tempos para o setor. Os US$ 63,7 bilhões representam um aumento de US$ 35,1 bilhões, ou uma melhoria de 123%, em relação ao mesmo período do ano passado, que foi o maior lucro líquido trimestral já registrado para o setor na época.
 Comparado ao primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido aumentou 8,5%, ou US$ 5 bilhões.
 “Para colocar o lucro líquido do 2T22 em perspectiva, é quase o dobro da receita total nos trimestres anteriores à pandemia”, observa McCown em seu relatório. “Esses resultados reais são diametralmente opostos ao que qualquer um poderia ter contemplado, mais particularmente no início da pandemia, há pouco mais de dois anos”.
 Basta conferir o desempenho do “taco de hóquei” no gráfico de lucro líquido abaixo:
Em seu relatório, McCown escreve que a recuperação do transporte de contêineres nos últimos dois anos é “uma das mudanças de desempenho mais pronunciadas de uma indústria em geral”.
 O que o torna ainda mais notável é que veio logo após 12 anos de resultados gerais negativos após a crise financeira de 2008.
 “A indústria de contêineres literalmente passou de estar perto ou no fundo em termos de desempenho geral da indústria para perto ou no topo em termos de desempenho geral da indústria”, escreve McCown.
 Outro detalhe interessante do relatório… O lucro líquido do transporte de contêineres no segundo trimestre ficou 145% acima dos lucros da FANG – um acrônimo para Facebook, Amazon, Netflix e Google – e 76% maior do que os “beemotes de ganhos” Apple e Microsoft combinados.
 Quanto ao que está causando esses enormes lucros, McCown aponta para ganhos adicionais nas taxas de contrato que superam em muito qualquer declínio nas taxas spot, que representam apenas cerca de 10% dos contêineres movimentados em todo o mundo.

 FONTE: GCAPTAIN