IMAGEM: MSC/ DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta terça-feira (4), que cinco cruzeiros marítimos estão sob supervisão sanitária na costa brasileira com casos de Covid-19 entre tripulantes e passageiros.
As companhias decidiram suspender as operações voluntariamente até o dia 21 de janeiro. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA) declarou que os “protocolos do setor de cruzeiros excedem a maioria de outras indústrias e permanecem eficazes para mitigar o risco de Covid-19” e que os casos identificados nos navios “consistem em uma pequena minoria da população total a bordo”.
A medida acontece após a Anvisa recomendar em 31 de dezembro “a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico”.
Veja a situação de cada cruzeiro marítimo:
MSC Splendida
O navio está na área de fundeio do Porto de Santos (SP) após o desembarque de todos os passageiros. No quarto nível do cenário epidemiológico precisando ficar em quarentena desde 2 de janeiro, há 62 casos de Covid-19 entre os tripulantes.
O MSC Splendida tem capacidade para 3.051 passageiros com o protocolo de saúde vigente.
MSC Preziosa
O navio está em operação, com 25 casos de Covid-19 entre tripulantes e oito em passageiros. O cruzeiro deve chegar no porto do Rio de Janeiro na quarta-feira (5).
O MSC Preziosa tem capacidade para 3.016 passageiros com o protocolo de saúde vigente. No terceiro nível do cenário epidemiológico, foram autorizados novos embarques em 2 de janeiro.
MSC Seaside
O navio está em operação, com 65 casos de Covid-19 entre tripulantes e 25 em passageiros. O cruzeiro deve chegar no porto de Santos (SP) na quinta-feira (6).
O MSC Seaside tem capacidade para 3.622 passageiros com o protocolo de saúde vigente. A embarcação está no terceiro nível do cenário epidemiológico.
Costa Diadema
O navio está na área de fundeio do Porto de Santos (SP) após o desembarque de todos os passageiros. No quarto nível do cenário epidemiológico precisando ficar em quarentena desde 31 de dezembro, há 30 casos de Covid-19 entre os tripulantes.
O Costa Diadema tem capacidade para 2.368 passageiros com o protocolo de saúde vigente.
Costa Fascinosa
O navio está em operação, com dois casos de Covid-19 entre tripulantes e cinco em passageiros. A embarcação está no terceiro nível do cenário epidemiológico.
O Costa Diadema tem capacidade para 1.083 passageiros com o protocolo de saúde vigente.
FONTE: CNN