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Novos regulamentos SOLAS sobre relatórios de contêineres perdidos no mar
O Conselho Mundial de Navegação (WSC) elogiou a aprovação das alterações recentemente adoptadas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), exigindo a notificação obrigatória de todos os contêineres perdidos no mar.
As alterações foram ratificadas no mês passado pelo Comitê de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional e deverão entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026. As alterações visam aumentar a segurança marítima e a proteção ambiental.
Os novos regulamentos têm disposições claras tanto para a comunicação do Comandante do Navio como para os detalhes da comunicação.
O Comandante de um navio envolvido na perda de contêineres deve comunicar imediatamente detalhes específicos aos navios próximos, ao estado costeiro mais próximo e ao Estado de bandeira. Para contêineres perdidos no mar, os relatórios devem ser feitos o mais rápido possível, com atualizações à medida que informações adicionais forem disponibilizadas. Para contêineres à deriva observados, os relatórios devem incluir a posição e o número total de contêineres avistados à deriva.
A WSC tem vindo a recolher informações sobre o número de contêineres perdidos no mar desde 2008, sendo os dados publicados regularmente no Relatório de Contêineres Perdidos no Mar e submetidos à IMO. De acordo com o último relatório, o número de contêineres perdidos no mar caiu para apenas 661 em 2022, dos 250 milhões transportados, marcando a taxa de perda mais baixa desde o início do inquérito em 2008.
No entanto, as perdas anuais podem variar amplamente devido a incidentes de perdas significativas. Por exemplo, um número invulgarmente elevado de incidentes relacionados com o clima em 2020 e 2021 levou a uma perda média de 3.113 contêineres durante esses dois anos. Notavelmente, o aumento é atribuído a incidentes significativos de perda de contêineres no Oceano Pacífico, incluindo o ONE Apus, que perdeu mais de 1.800 contêineres em condições climáticas severas em novembro de 2020, e o Maersk Essen, que também sofreu condições climáticas severas em 2021, levando à perda de aproximadamente 750 contêineres.
O número médio de contêineres perdidos nos anos 2020-2022 situou-se em 2.301 por ano, um aumento significativo em relação aos 779 perdidos em média todos os anos durante os três anos anteriores (2017-2019).
FONTE: GCAPTAIN