O presidente da Conttmaf e do Sindmar Severino Almeida Filho (foto) participou da Plenária Nacional em Defesa da Unicidade Sindical, que aconteceu durante Ato Nacional em Defesa dos Direitos Sociais, do Sindicalismo e da Justiça do Trabalho, nesta segunda-feira (4), na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na capital paulista. O evento reuniu dirigentes de centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos de mais de 30 categorias

Os sindicalistas repudiaram, mais uma vez, os ataques que o governo vem fazendo aos direitos dos trabalhadores e conclamaram apoio ao Projeto de Lei 5.552/19, que visa a regulamentar o Artigo 8º da Constituição para assegurar a estrutura sindical organizada por categoria e unicidade.

Os sindicalistas defendem, entre outros pontos, que a unicidade garante a convivência da diversidade de pensamentos e correntes, enquanto a pluralidade leva para o sindicalismo de tendências, o que divide ainda mais os trabalhadores, aumenta o número de sindicatos e desorienta as categorias.

A organização sindical unitária foi reafirmada pela Constituição de 1988. A legislação atual garante que a assinatura de acordos e convenções coletivas tenham abrangência para toda a categoria, o que traz ganhos coletivos aos trabalhadores e confere segurança jurídica para os empregadores.