Uma análise do ACT Transpetro 2019/2020 (vídeo) - parte 2 - Sindicato  Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante - SINDMAR

Na tarde da terça-feira, 24 de novembro, as entidades sindicais marítimas atenderam a convocação do Tribunal Superior do Trabalho – TST para iniciar uma tentativa de mediação com a Transpetro.

Leia a seguir a mensagem circular enviada pela Conttmaf aos trabalhadores marítimos da Petrobras e da Transpetro:

Mensagem Circular CONTTMAF – Petrobras e Transpetro Nº 12/2020
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2020.

AOS MARÍTIMOS DA PETROBRAS E DA TRANSPETRO

Prezados Companheiros e Companheiras,

As Entidades Sindicais Marítimas atenderam convocação do Exmo. Sr. Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Vice-Presidente do TST, com o intuito de dar seguimento ao procedimento de mediação e conciliação pré-processual solicitado pela Transpetro, em tentativa de construção dialogada, para reunião que foi realizada virtualmente na tarde de hoje.

Estiveram presentes para tratar de uma possível mediação na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho no TST a CONTTMAF, a FNTTAA e os Sindicatos marítimos coirmãos que representam as categorias de Oficiais e Eletricistas, Oficiais de Rádio, Condutores, Enfermeiros, Marinheiros e Moços de Convés, Marinheiros e Moços de Máquinas, Taifeiros e Cozinheiros.

As Entidades Sindicais informaram ao Exmo. Sr. Juiz do Trabalho Giovanni Olsson, que coordenou a reunião, que permanecem, como sempre estiveram, abertas ao diálogo e dispostas para participar de uma possível mediação visando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho em condições isonômicas com outras categorias do sistema Petrobras.

Havendo reciprocidade das empresas Petrobras e Transpetro nessa intenção, a manutenção dos direitos constantes no último ACT durante o período de mediação do TST e suspensão das medidas intimidatórias das empresas contra os nossos representados, as Entidades Sindicais atenderão também à solicitação da corte de suspender a convocação de Assembleia Geral Conjunta prevista para a próxima segunda-feira com objetivo de deliberar sobre o movimento de paralização dos trabalhadores marítimos nas duas empresas.

Por solicitação do Tribunal, as Entidades sindicais se comprometeram também em manter sigilo durante o procedimento instaurado, cujo resultado será amplamente divulgado após seu encerramento.

Orientamos a todos os companheiros e companheiras que permaneçam atentos e em sintonia com os Sindicatos, mantendo o espírito de unidade e dispostos à luta coletiva.

Tendo novidades concretas informaremos a todos.

Juntos somos mais fortes.

Recomendamos que contribuam para ampla divulgação desta mensagem.

Despedimo-nos com as já tradicionais Saudações Marinheiras.

 

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF