IMAGEM: ITF/IMO
 
Pescador brasileiro é homenageado na IMO por salvar náufragos de uma embarcação de passageiros no Pará 
 

Nesta segunda-feira (27), em Londres, a Organização Marítima Internacional (IMO) homenageou o pescador José Cardoso Lemos por sua coragem ao salvar 35 pessoas vítimas de naufrágio ocorrido na Ilha de Cotijuba, em Belém, no Pará, no dia 8 de setembro de 2022.

Pelo ato, Lemos recebeu um certificado de louvor durante a cerimônia de entrega do Prêmio IMO 2023 por Bravura Excepcional no Mar, uma das premiações de maior prestígio da comunidade marítima.
 

Conforme relatório da 129º sessão do Conselho da IMO responsável por avaliar as recomendações de países que indicaram postulantes ao Prêmio, o pescador, ao chegar ao local do acidente e avistar mais de 80 pessoas pedindo socorro, não hesitou em alijar seus equipamentos de pesca e oferecer ajuda, tendo resgatado diversos sobreviventes.

O técnico de sobrevivência de aviação da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Caleb Halle, ficou com o Prêmio IMO por sua atuação no resgate de sete tripulantes de um rebocador que ficou à deriva em janeiro deste ano na costa de Ocean City, em Maryland, nos Estados Unidos.