Navio APL Paris em Navegantes/IMAGEM NSC Total
O quarto trimestre de 2020 foi histórico para as companhias de transporte marítimo de conteineres, no que aos lucros respeita.
A consultora norte-americana Blue Alpha Capital fez as contas e concluiu que as 11 maiores companhias de transporte de conteineres que apresentaram os resultados alcançaram, juntas, lucros de 5,8 mil milhões de dólares no último trimestre do ano passado.
De fora fica a MSC, logo a segunda maior do mundo, que não publicita os resultados. Mas assumindo que a sua performance terá ficado em linha com a média das outras 11, então o lucro agregado dos 12 maiores players do sector terá disparado para os 9 mil milhões de dólares.
Com o input decisivo do quarto trimestre, os lucros do exercício de 2020 atingiram, no caso dos 11 operadores com contas públicas, os 10,2 mil milhões de dólares. Com a MSC, e seguindo os mesmos pressupostos, ter-se-á chegado aos 15,8 mil milhões de dólares de lucros.
A ser assim, os lucros de 2020 mais do que duplicam os sete mil milhões de dólares de ganhos que as mesmas operadoras acumularam nos cinco exercícios anteriores.
O contraste é ainda maior se se lembrar que em meados do ano passado as previsões apontavam para perdas no exercício de dez mil milhões de dólares.
Explicações para estes resultados: a inusitada rapidez dos operadores em retirarem capacidade do mercado no início da pandemia, numa gestão que, quando a procura retomou, criou um desequilíbrio na oferta e alavancou os fretes, refere a Blue Alpha Capital.
A dúvida está agora em saber se as companhias de navegação manterão o controlo firme da oferta, ou se voltarão ao “business as usual”.
No imediato, tudo indica que o primeiro trimestre de 2021 terá sido ainda melhor que o último de 2020.
FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS