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Os planejadores da cadeia de suprimentos estão ocupados agendando remessas de destinos não chineses para os EUA hoje, após a renúncia tarifária de Donald Trump, o presidente americano, na noite passada.
Trump anunciou uma pausa de 90 dias para países afetados por tarifas mais altas dos EUA em meio à turbulência financeira e à desvalorização do dólar na semana desde que ele fez seus primeiros anúncios de tarifas.
No entanto, a guerra comercial entre Pequim e Washington se agravou, com o presidente dos EUA aumentando as tarifas sobre produtos chineses para 125%. As tarifas retaliatórias da China de 84% sobre todas as importações dos EUA entraram em vigor ontem, com o governo reiterando que não cederá a Trump.
A taxa universal de 10% imposta por Trump para todos os países, exceto a China, permanece em vigor, mas há sinais de que os EUA estão explorando acordos comerciais com bases de produção alternativas à China.
Por exemplo, o governo vietnamita afirmou hoje que está em negociações para um acordo comercial com os EUA, horas depois de Trump suspender as onerosas tarifas de 46% sobre o país do Sudeste Asiático.
Os dois países considerarão a remoção do máximo possível de barreiras não tarifárias, afirmou Hanói em um comunicado divulgado após uma reunião entre o vice-primeiro-ministro do Vietnã, Ho Duc Phoc, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em Washington.
Após o recuo tarifário de Trump, Lars Jensen, chefe da consultoria de contêineres Vespucci Maritime, sugeriu via LinkedIn: “Para as cadeias de suprimentos, isso significa que a grande quantidade de reservas que foram suspensas/pausadas na última semana provavelmente serão enviadas o mais rápido possível para origens fora da China. Os transportadores vão querer movimentar essa carga enquanto têm a oportunidade de evitar as altas tarifas.”
A semana de turbulência tarifária viu as reservas de contêineres para os EUA caírem 67%, e o prazo repentino de julho para tarifas mais baixas provavelmente levará a alguns problemas de gargalo, à medida que os transportadores se apressam para enviar suas mercadorias aos EUA.
“Devemos esperar que os transportadores de origens fora da China queiram iniciar a alta temporada essencialmente já agora – ou o mais rápido possível – para que suas cargas da alta temporada sejam movimentadas antes de 9 de julho, quando a suspensão expira”, aconselhou Jensen.
A China não está se contendo com a escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, o que está provocando uma mudança nos padrões de compra de grãos e gás.
As tarifas do VLGC continuaram a despencar ontem, após o anúncio em Pequim de uma tarifa total de 84% sobre produtos americanos. Ontem, a rota LPG1 caiu US$ 12.200 por dia, para US$ 13.600 por dia, enquanto a rota LPG3 caiu US$ 12.800 por dia, fixando-se em US$ 14.300 por dia.
“Guerras comerciais não produzem vencedores, e o protecionismo leva a um beco sem saída. O sucesso econômico da China e dos EUA apresenta oportunidades compartilhadas em vez de ameaças mútuas”, afirmou o governo chinês em um white paper de 18.300 palavras recém-publicado em resposta às últimas tarifas americanas.
FONTE: SPLASH247.COM