Pelo nono ano consecutivo, Singapura foi considerada a primeira praça mundial do shipping, liderando o Xinhua-Baltic International Shipping Centre Development Index Report.
Singapura obteve 94,88 pontos num total de 100 possíveis, em resultado da combinação ímpar do seu ecossistema de profissionais e serviços marítimos, boa governance, facilidade na realização de negócios e, claro, localização geográfica estratégica.
Atras de Singapura, no top 3 do índice realizado pela agência noticiosa chinesa e pela The Baltic Exchange, mantiveram-se Londres (83,04 pontos) e Xangai (82,79).
No top 10 apenas se verificou uma troca de posições, com Nova Iorque / New Jersey a recuperar o oitavo lugar que perdeu para Atenas (Pireu) em 2020.
Na segunda metade do ranking de 20 localizações surgem Tóquio, Houston, Guangzhou, Antuérpia, Qiangdao, Busan, Shenzhen, Copenhaga, Los Angeles e Melbourne.
Na elaboração do ranking são consideradas três categorias de indicadores: características dos portos (volumes movimentados, número de terminais, fundos, etc.), com um peso específico de 20%, serviços de negócios (shipbrokers, companhias de navegação, sociedades de classificação, bancos estabelecidos, etc), com um peso de 50%, e contexto (transparência do governo, e-governo e e-administração, tarifas alfandegárias e capacidade logística), com um peso de 30%.
FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS