Objetivo é identificar soluções para ampliar a participação do transporte aquaviário na matriz de transporte do país
Representantes do setor público e da iniciativa privada se reuniram, nesta terça-feira (16), em Brasília, para debater sobre mecanismos para favorecer o setor hidroviário no país. O encontro ‘Navegação de Cabotagem – Ouvindo o mercado’, promovido pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, propõe a discussão sobre os gargalos e entraves do setor e a apresentação de alternativas para otimizar o transporte de cargas pela navegação.
Na abertura do evento, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, lembrou que, apesar da dimensão da costa brasileira, a cabotagem representa cerca de 10% na matriz de transportes. “Precisamos mudar esse quadro implementando ações para assegurar uma navegabilidade eficaz todos os meses do ano, reduzindo o fluxo de caminhões nas estradas, tempo e custo Brasil”, afirmou.
Participaram do seminário, que acontece até a próxima quarta-feira (17), importantes players do mercado, entre eles, armadores de portos, donos de empresas, usuários, técnicos de infraestrutura e hidroviário, estivadores, além de especialistas sobre outorga e regulamentação. Do lado do governo federal, marcaram presença a Antaq, EPL, DNIT, ANTT, entre outras.
Na pauta do encontro, estão competitividade com outros modais; Fundo de Marina Mercante (FMM); regulação e anuência, e estímulos e movimentação ao setor de cabotagem.
FONTE:MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES