IMAGEM: Guangzhou Shipyard International
O Guangzhou Shipyard International (GSI) iniciou os testes no mar do Stena Pro Patria, o primeiro petroleiro bicombustível movido a metanol construído na China no que foi descrito como um "momento divisor de águas" no desenvolvimento do metanol como combustível alternativo para petroleiros de longo alcance.
A GSI assinou o acordo para construir três 49.990 navios-tanque DWT bicombustíveis com a Proman Stena Bulk, uma joint venture entre a Stena Bulk AB, com sede na Suécia, e a Proman, com sede na Suíça, em 2019. Stena Pro Marine e Stena Prosperous, os outros dois navios atualmente em construção, devem terminar este ano.
A GSI confirmou ainda que estava estendendo o acordo para construir três navios adicionais com o mesmo projeto.
O vice-presidente da GSI, William Zhou, saudou o início dos testes no mar e testes do equipamento de propulsão como “um momento decisivo” no desenvolvimento do metanol como combustível alternativo para os navios-tanque MR. Ele disse que cada caminhão-tanque reduzirá significativamente as emissões de NOx usando cerca de 12.500 toneladas de metanol como combustível marítimo por ano, alimentado por um motor MAN 6G50ME C9.6 bicombustível, sem conversão de catalisador.
"A construção do Stena Pro Patria é uma grande conquista para todas as partes envolvidas e eu gostaria de agradecer a Proman, Stena, nossa equipe, motores MAN, bem como a sociedade de classe DNV por tudo o que estão fazendo para tornar este navio ousado e A GSI está absolutamente comprometida em liderar a inovação em navios movidos a combustíveis alternativos e esses navios podem percorrer um longo caminho para mostrar como o metanol pode ser implantado com segurança e a um custo relativamente baixo."
Grande futuro para o metanol
Zhou disse que cada navio-tanque usa a mais recente tecnologia de eficiência energética, incluindo combustão continuamente controlada, ajuste otimizado, linhas de casco redesenhadas e aerodinâmicas e um gerador de eixo de energia que reduz o consumo de combustível.
Ele também disse que vê um grande futuro para o metanol, pois não é mais perigoso do que o diesel e é menos perigoso para o meio ambiente do que o diesel ou o HFO, biodegradando-se rapidamente em caso de derramamento.
“O metanol tem a vantagem de estar amplamente disponível já perto de muitos portos em todo o mundo, sendo embarcado há décadas”, disse ele. “Além disso, o abastecimento de metanol, como combustível líquido à temperatura ambiente, é semelhante ao combustível destilado, portanto pode ser usado em instalações de abastecimento existentes com relativamente poucas atualizações.
"Como resultado, o metanol é logisticamente mais barato para movimentar os portos hoje do que outros combustíveis alternativos criogênicos de baixa temperatura, como amônia, biometano e hidrogênio, embora esses combustíveis tenham seu lugar no futuro e a GSI esteja trabalhando no desenvolvimento dessas tecnologias, garantindo o AIP de Mas o metanol fornece uma solução agora e queremos compartilhar esse avanço e ajudar mais proprietários e operadores na jornada para atingir as metas de GEE 2050 da IMO.”
Zhou disse que os navios ecológicos Stena Pro Patria e seus irmãos reforçam ainda mais o desejo da GSI de ser um dos estaleiros mais verdes do mundo.
“A descarbonização marítima é o desafio da nossa geração e a GSI está fazendo todo o possível para desenvolver o pensamento e a tecnologia mais recentes”, disse ele. “A GSI tem uma estratégia de sustentabilidade clara com o objetivo duplo de construir navios mais verdes e ser um estaleiro mais verde. Estamos entregando isso ao sermos pioneiros em uma variedade de tecnologias de combustível duplo e entregamos um grande número de embarcações equipadas com sistemas de limpeza de gases de escape.
"Na frente do estaleiro, estamos fazendo mudanças na forma como operamos, o que nos concedeu o status de estaleiro verde pelo governo local de Guangzhou em 2021. Isso seguiu uma avaliação de emissões e tratamento de resíduos depois que investimos pesadamente em novas infraestruturas, como melhor esgoto e ferrugem sistemas de tratamento, bem como coleta de vapor orgânico e sistemas de tratamento de lixo industrial e reciclagem de balde de material de revestimento.
"Também atingimos o Zero Waste Factory Standard depois de cortar 2.000 toneladas de resíduos industriais em 2020. Investimos ainda mais em novos sistemas de controle para corte de aço e poluição do ar de pintura, o que nos permitiu atender ao Shipbuilding Air Emission Control Standard".
FONTE: MARINE LINK