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Taxas de 25% sobre veículos passou a valer a partir de 2 de abril; os estoques aproximam-se do limite, dizem executivos
Carros importados estão sendo acumulados nos portos dos Estados Unidos por conta das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). Os terminais já estão próximos de suas capacidades máximas. Algumas fabricantes como Audi, Jaguar, Land Rover e Aston Martin chegaram a atrasar ou diminuir o envio de cargas de veículos para os EUA, segundo executivos de empresas do setor automobilístico ao Financial Times.
Sem se identificar, os executivos disseram que a situação pode “ficar feia”, uma vez que ainda há incerteza acerca da maneira como a política econômica será implantada. O porto de Bremerhaven, na Alemanha, uma das principais portas de saída de automóveis da Europa e do mundo, espera perder até 50% da carga, tanto para os EUA, quanto oriunda do país. O porto é responsável por cerca de 1/3 do tráfego automotivo norte-americano.
Matthias Magnor, diretor-executivo da BLG Logistics e responsável pela administração do porto de Bremerhaven, disse que os efeitos do tarifaço de Trump “ainda serão sentidos”. Outro executivo ouvido pelo veículo em anonimato disse que a espera para o envio das cargas de veículos é uma das estratégias adotadas pela indústria para amenizar possíveis perdas, visando a um acordo entre os EUA e os principais parceiros comerciais em breve. Segundo ele, fabricantes de automóveis esperam que “algum tipo de compromisso seja alcançado”.
Ademais, as taxas de importação dos próprios portos são altas, o que aumenta a ansiedade para um acordo. As fabricantes buscam estocar os carros enviados aos EUA em depósitos alfandegados, para evitar pagar as tarifas.
TARIFAS DE 25% SOBRE CARROS IMPORTADOS
Trump assinou em 26 de março um decreto que aplica tarifas de 25% a todos os carros importados. Segundo a Casa Branca, a medida, que passou a valer a partir de 2 de abril, deve resultar “em mais de US$ 100 bilhões” em arrecadação ao governo norte-americano.
FONTE: PODER360