Porto em Xangai, China

IMAGEM: REUTERS/Aly Song

 

Porto de Xangai já sofria de grandes atrasos, e a extensão pode piorar o congestionamento e aumentar ainda mais os custos de transporte, disseram especialistas

O ​​estrito bloqueio da China em Xangai está pressionando ainda mais as cadeias de suprimentos globais.

Na sexta-feira (1), Xangai estendeu as restrições em muitas partes da cidade, que abriga o centro financeiro da China e um dos portos mais movimentados do mundo.

O porto de Xangai já sofria de grandes atrasos, e a extensão pode piorar o congestionamento e aumentar ainda mais os custos de transporte, disseram especialistas.

A cidade costeira impôs um bloqueio de duas fases aos seus 25 milhões de habitantes no início desta semana. As autoridades colocaram a parte oeste da cidade sob bloqueio na sexta-feira e estenderam um bloqueio existente nos bairros do leste com casos positivos em até nove dias.

Essas restrições causaram grandes atrasos no porto de Xangai, que fica na parte leste da cidade e já estava congestionado. É o porto de contêineres mais movimentado do mundo, movimentando mais de quatro vezes o volume visto no Porto de Los Angeles em 2021, segundo dados das autoridades portuárias de ambas as cidades.

A VesselsValue, fornecedora global de dados de navegação, disse que o número de navios esperando para carregar ou descarregar no porto de Xangai disparou para mais de 300 nesta semana, um aumento de quase cinco vezes nas últimas duas semanas e meia.

“O congestionamento em Xangai geralmente piora nesta época do ano. No entanto, o aumento recente é muito maior do que no ano passado e nos níveis sazonais normais”, disse a empresa em comunicado na terça-feira (29).

Ainda não está claro qual impacto o bloqueio terá na carteira de navios do porto, disse a empresa. Mas sugeriu que os gerentes e analistas da cadeia de suprimentos em todo o mundo “começassem a planejar os efeitos colaterais”.

FONTE: CNN