China State Shipbuilding Corp wins shipbuilding orders worth $1.2 billion

IMAGEM: VESSELFINDER

 

A China State Shipbuilding Corporation (CSSC) anunciou o lançamento do que se afirma ser o porta-contêineres de maior capacidade do mundo, chegando a 24.116 TEUs.

O navio, chamado MSC Tessa, foi lançado para fora de sua doca de construção na Base de Construção Naval de Changxing da Hudong Zhonghua Shipbuilding, localizada na Ilha Changxing de Xangai, em 1º de agosto. Hudong Zhonghua é uma das principais unidades de construção naval pertencentes à estatal CSSC.

Com uma capacidade de carga de 24.116 unidades equivalentes a vinte pés (TEU), o MSC Tessa ultrapassará o Ever Alot da Evergreen em 112 TEU para levar o título de maior porta-contêineres do mundo.

Ever Alot, o primeiro porta-contêineres de 24.000 TEU do mundo, também foi construído pela Hudong Zhonghua Shipbuilding e foi entregue recentemente em junho a uma subsidiária da empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine Corporation.

O MSC Tessa mede 399,99 metros de comprimento com um raio de 61,5 metros. É um dos quatro navios porta-contêineres ultragrandes encomendados na Hudong Zhonghua para a Mediterranean Shipping Company, a maior operadora de transporte de contêineres do mundo. A entrega está prevista para o final deste ano.

O CSSC disse que, além da flutuação, o novo edifício nº 4 da MSC agora entrou na doca do edifício, juntando-se ao nº 2 e ao nº 3, “formando uma cena espetacular de construção em lote”.

A CSSC, que é uma importante construtora de navios para a PLA Navy da China, disse que o MSC Tessa e as outras três novas construções, que serão classificadas pela DNV, são projetadas independentemente pela MSC e não possuem direitos de propriedade intelectual sobre o projeto.

O conglomerado de construção naval, no entanto, compartilhou os seguintes destaques de design:

Unidade de dessulfuração de lavadora híbrida

Pequena proa bulbosa, hélices de grande diâmetro e dutos de economia de energia

Um novo sistema de redução de arraste de bolhas que reduz o consumo total de energia correspondente às emissões totais de carbono em 3%-4%

Um novo sistema de gerador de eixo que pode efetivamente reduzir o consumo de combustível, otimizar os indicadores de eficiência energética EEDI e reduzir as emissões de GEE.

Superestrutura otimizada, mastro de radar e outros recursos de projeto que maximizam a capacidade de TEU em comparação com navios de tamanho semelhante (por dimensões)

FONTE: GCAPTAIN