IMAGEM: Carl de Souza / AFP

Magda promete acelerar investimentos da Petrobras e antecipa projeto

Presidente da estatal diz que o plano estratégico será cumprido com celeridade e anuncia a operação de nova plataforma no pré-sal.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta 4ª feira (19.abr.2024) durante a cerimônia de sua posse no cargo que vai cumprir e acelerar a implementação do plano estratégico da companhia. O pacote, anunciado em 2023, fixa os investimentos da estatal até 2028.

A declaração mostra alinhamento de Chambriard com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cobrou agilidade nos investimentos da estatal. A CEO afirmou que, ao ser convidada pelo presidente, o petista lhe deu a missão de movimentar a Petrobras para fazer o país crescer.

“Muitos me perguntam: o que nós vamos fazer na Petrobras? E o que vamos fazer está no nosso planejamento estratégico. Nós vamos tornar realidade o que foi planejado. Vamos tornar realidade, mas com celeridade”, afirmou durante o evento, realizado no Rio e que contou com a presença de Lula.

Chambriard disse ainda que sua gestão vai equilibrar a implementação do plano com a busca por “zelar pela governança e por resultados empresariais robustos, com rentabilidade e eficiência que o mercado e o Brasil” esperam da petroleira.

A nova CEO da Petrobras anunciou, como 1ª conquista no sentido de acelerar o plano, a antecipação da operação de uma nova plataforma no pré-sal.

O FPSO (unidade que produz, armazena e transfere óleo) Mária Quitéria, que produzirá no pré-sal do Espírito Santo, entrará em operação ainda neste ano e não mais em 2025, como planejado anteriormente.

O navio-plataforma já está pronto. Deixou o estaleiro na China e deve chegar ao local onde será instalado no Brasil no 3º trimestre. O FPSO vai operar no campo de Jubarte com capacidade de produzir 100 mil barris de óleo e de processar 5 milhões de metros cúbicos de gás.

PRIORIDADES

Magda Chambriard citou nominalmente áreas caras ao governo Lula. Afirmou que a empresa investirá em suas refinarias, em gás natural e em fertilizantes. Disse ainda que criará um programa para incentivar a produção de navios pela indústria nacional. Também defendeu a produção de gás natural.

“Em nosso plano, o gás natural é o combustível de transição por excelência. Investiremos na ampliação da nossa infraestrutura, com projetos como a conclusão da rota 3 e das unidades de processamento de gás natural. A nossa intenção é ampliar a disponibilidade de gás para o mercado, e assim endereçar a nossa produção também para usos de maior valor agregado, como a petroquímica e os fertilizantes”, afirmou.

FONTE: PODER360