O diretor operacional do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Fábio Gama, participou de reunião com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) para avaliar o primeiro ano de utilização do aplicativo de saúde e segurança nos portos OSH Ports. Também participaram o diretor do Sindicato dos Conferentes/ES, Roberto Haase de Carvalho (Robertinho) e lideranças sindicais de vários portos do Brasil.
A reunião, realizada de forma virtual nesta segunda-feira, 10, mostrou que há 296 usuários cadastrados no Brasil e América Latina, considerando aqueles que já concluíram ou estão com o treinamento em andamento para disseminar a ferramenta em todos os portos.
O aplicativo gratuito visa capacitar os trabalhadores para percepção de riscos no ambiente de trabalho. A ferramenta, inclusive, recebeu uma premiação internacional em Londres no mês passado pela inovação na área de saúde e segurança no ambiente portuário, abrangendo áreas de “Aprendizagem e Engajamento”, “Tornando as Operações Mais Seguras”, “Segregando Pessoas e Máquinas” e “Transformando Dados em Insight”.
A ITF tem dois delegados sindicais no Brasil, em Santos e Paranaguá, que estão preparados para receber denúncias relativas à saúde e segurança nos portos. As demandas são encaminhadas ao ITF Internacional para buscar soluções.“Estamos buscando fechar parcerias junto aos Ogmos para que o aplicativo entre como parte da grade dos treinamentos de saúde e segurança (NR29) ou outros similares. Após o treinamento, é emitido um certificado internacional, reconhecido pela OIT e ITF e por outros organismos internacionais. Debatemos estratégias para difundir ainda mais o aplicativo”, disse Fábio.
O Sindicato dos Estivadores filiado da FNE vê na relação com CONTTMAF e ITF, uma parceria que tem ampliado o acesso e visibilidade dos estivadores e portuários de todo o Brasil com o mundo, inclusive nas diversas lutas, como o enfrentamento ao PL733, que visa mudar a Lei dos Portos no Brasil e está tramitando na Câmara dos Deputados.
FONTE: *Texto: reprodução/FNE