ship-to-ship

IMAGEM: CARLOS A OLIVEIRA JÚNIOR/TEXENGEN BRASIL

 

A Wilson Sons, por meio de sua unidade de rebocagem, participou da primeira operação offshore ship-to-ship de transferência de gás natural liquefeito (GNL) por meio de navio ULGC (Ultra Large Gas Carrier) do tipo Q-FLEX no Brasil. O navio é considerado um dos maiores transportadores de gás do mundo, com capacidade de 215 mil metros cúbicos.

A operação inédita ocorreu no terminal da Celse, em Barra dos Coqueiros (SE), e teve como objetivo abastecer a Usina Termelétrica (UTE) Porto de Sergipe, operada pela empresa. A UTE foi ativada em julho pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Celse tem mais duas operações em seu planejamento até setembro, também por meio de navios do tipo Q-FLEX.

Nesse primeiro momento, a termelétrica está sendo acionada pelo ONS para despacho contínuo e ininterrupto por quatro meses, mas existe a possibilidade de, até o final do ano, totalizar mais oito operações de abastecimento.

Quatro rebocadores da Wilson Sons apoiaram as manobras para a transferência de GNL para a Unidade Flutuante de Regaseificação de Armazenamento (FSRU).

 

FONTE: PORTOSeNAVIOS