IMAGEM: BIMCO, Clarksons Research's

A frota mundial de navios porta-contêineres deverá ultrapassar dos 30 milhões de TEU ainda este ano, prevê a BIMCO.

 

No ano passado, a frota mundial de porta-contêineres  cresceu 8%, o valor mais elevado desde 2011, mas em 2024 poderá mesmo avançar 10%, antecipa Niels Rasmussen, analista-chefe da BIMCO.

No ano passado, foram entregues pelos estaleiros 350 novos porta-contêineres , com uma capacidade agregada de 2,2 milhões de TEU (um novo máximo, superando o recorde de 1,7 milhões de TEU, de 2015). E com isso, a frota mundial superior os 28 milhões de TEU.

Para 2024, prevê-se já a entrega no mercado de 478 navios, com uma capacidade total de 3,1 milhões de TEU. Com a reciclagem de navios em baixa, o aumento real deverá situar-se nos 2,8 milhões de TEU, elevando o total bem para lá dos 30 milhões de TEU.

O crescimento da oferta de capacidade não será acompanhado, nem de perto nem de longe, pelo aumento da procura, que Niels Rasmussen prevê seja de 3-4% em 2024. “O desequilíbrio entre a oferta e a oferta deverá aumentar em 2024”, alerta.

A redução da velocidade de navegação (14,3 nós em média em 2022, 13,9 nós em 2023) poderá ajudar a acomodar alguma capacidade em excesso. E o mesmo poderá acontecer caso se prolongue a instabilidade na zona do Mar Vermelho.

Porém, lembra o analista-chefe da BIMCO, mais três milhões de TEU estão já programados para serem entregues em 2025-2026. Pelo que, remata,  “a menos que a reciclagem aumente significativamente, o desequilíbrio do mercado parece destinado a regressar  assim que a situação do Mar Vermelho for resolvida”.

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS