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As encomendas de navios porta-contêineres já representam 29,2% da capacidade atual, um máximo desde 2010, destaca a Linerlytica na sua news semanal.

As principais companhias de shipping de contêineres não cessam de colocar novas encomendas de navios, tentando garantir para o futuro a capacidade que já lhes falta no presente. MSC, CMA CGM e ONE são os casos mais recentes referidos pela consultora.

Fonte: Linerlytica.

Olhando para o top 12 mundial, a Linerlytica sublinha que todos os players têm encomendas colocadas. Mas com diferenças substanciais entre eles.

Em termos absolutos, a MSC lidera, com 1,46 milhões de TEU encomendados. Seguem-se-lhe, a grande distância, a CMA CGM (655 mil TEU), Evergreen (596 mil) e COSCO (587 mil).

Mas considerando a proporção entre as encomendas e a frota actual, o ranking é diferente. E é liderado pela ZIM, que tem encomendado o equivalente a 87% da sua capacidade actual. A Wan Hai segue-a de perto, com 74%

Assumindo que todos os novos navios acrescerão às frotas atuais (o que, obviamente, não será o caso), ainda assim seriam poucas as alterações nas posições relativas dos principais players. Só a Yang Ming, (que apenas tem encomendado o equivalente a 7% da sua frota actual) perderia lugares no ranking, e logo duas, sendo ultrapassada pela ZIM e pela Wan Hai.

 

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS