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A MSC é cada vez mais primeira no ranking no ranking dos maiores operadores de shipping de contêineres elaborado pela Alphaliner.

Se no início do ano, a MSC destronou a Maersk, líder mundial durante um quarto de século, por menos de dois mil TEU, agora, de acordo com os últimos dados da Alphaliner, a vantagem já é de cerca de 100 mil TEU, ou 0,4% em termos de quota de mercado (em capacidade).

Desde o início do ano, a MSC cresceu de 4 284 728 TEU para 4 351 960, ao passo que a Maersk baixou de 4 282 840 TEU para 4 248 120 TEU. Com isto, a MSC detém uma quota de mercado de 17,1%, enquanto a Maersk se fica pelos 16,7%.

A MSC garante que ter a maior frota não é um objectivo em si, mas tudo indica que continuará a distanciar-se da da parceira na aliança 2M, uma vez que tem encomendados 88 navios com uma capacidade agregada de 1,24 milhões de TEU, enquanto a Maersk apenas aguarda a entrega de 29 navios, com 319 mil TEU de capacidade. Mesmo assumindo que muitos dos navios novos serão para substituir arqueação antiga, a diferença é por demais evidente.

A Maersk sempre desvalorizou a perda da liderança mundial e insiste em que o seu objetivo passa por manter a frota entre os 4 e os 4,4 milhões de TEU de capacidade, apostando sobretudo na integração vertical da oferta de serviços e no aumento da rentabilidade das operações.

 

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS