IMAGEM: Photo courtesy Indian Coast Guard
O porta-contêineres MSC ELSA 3, de bandeira liberiana, afundou na costa de Cochim, na Índia, após uma forte inclinação que se desenvolveu aproximadamente 38 milhas náuticas a sudoeste do porto. O incidente teve início quando o navio, que partiu do Porto de Vizhinjam em 23 de maio, relatou uma inclinação de 26 graus a caminho de Cochim.
As operações iniciais de resgate da Guarda Costeira Indiana evacuaram com sucesso 21 tripulantes, enquanto o capitão, o engenheiro-chefe e o segundo engenheiro permaneceram a bordo para auxiliar nas operações de salvamento planejadas. No entanto, na madrugada de 25 de maio, o navio sofreu um rápido alagamento em um de seus porões e virou. Os três tripulantes restantes foram resgatados em segurança pelo INS Sujata.
“Todos os 24 membros da tripulação do navio porta-contêineres de bandeira liberiana MSC ELSA 3 foram resgatados com segurança, 21 pela Guarda Costeira da Índia e 03 pelo navio Sujata da Marinha da Índia”, confirmou a Guarda Costeira da Índia.
O navio transportava 640 contêineres no momento do incidente, incluindo 13 contendo carga perigosa e 12 contendo carboneto de cálcio. Além disso, o navio transportava 84,44 toneladas métricas de diesel e 367,1 toneladas métricas de óleo combustível residual em seus tanques.
Operações de monitoramento ambiental estão em andamento, com aeronaves do ICG equipadas com tecnologia avançada de mapeamento de derramamentos de óleo realizando avaliações aéreas. Até a última atualização, nenhum derramamento de óleo foi relatado.
A Guarda Costeira Indiana continua trabalhando em estreita colaboração com a administração estadual para lidar com potenciais impactos ambientais e manter a segurança marítima na região.
FONTE: GCAPTAIN