Foto: reprodução do site da Maersk
A MSC estará na iminência de superar a Maersk como número mundial no transporte marítimo de conteineres, prevê a Sea-Intelligence.
A Maersk é líder mundial há já um quarto de século, e a MSC é número dois desde 2004. Mas as posições poderão em breve inverter-se entre as rivais e parceiras na 2M.
Nas últimas semanas a MSC tem estado particularmente ativa na compra de navios em segunda mão, para substituir capacidade fretada. Mas o assalto à liderança mundial poderá acontecer se se confirmarem os rumores do mercado que apontam para uma encomenda de vários porta-conteineres de 23 000 TEU.
Atualmente, a frota da Maersk (4,085 milhões de TEU de capacidade) é 6% maior que a da MSC (3,850 milhões de TEU). Entregues que sejam as encomendas conhecidas (46 140 TEU para a Maersk, 115 mil para a MSC) essa diferença deverá recuar para os 4%, lembra a Sea-Intelligence.
Mas em termos de quota de mercado, segundo a Alphaliner, a diferença actual é já de apenas 0,9%.
Daqui que, antecipa a consultora de Copenhague, se se concretizarem as encomendas de que se fala para a companhia suíça, e se a dinamarquesa se mantiver firme na intenção de não comprar “gigantes” nos tempos mais próximos, pode haver mesmo uma troca de lugares no topo do ranking mundial.
FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS