IMAGEM: MAERSK

A Maersk e a Hapag-Lloyd anunciaram o lançamento da Gemini Cooperation em Fevereiro de 2025, que promete “baralhar” o desenho das alianças no shipping de contêineres.

A nova aliança concentrará 290 navios, com uma capacidade agregada de 3,4 milhões de TEU, com a Maesrsk garantindo 60% da capacidade e a Hapag-Lloyd os restantes 40%.

A Gemini Cooperation operará nas sete principais trades mundiais, com uma oferta de 29 serviços, complementados com serviços feeders de ligação aos hubs. No caso, estão previstos 14 para a Europa. 

Os dois parceiros assumem o compromisso de atingirem uma fiabilidade dos serviços superior a 90% quando todo o network estiver operacional.

O anúncio de hoje surpreendeu o mercado. Desde logo porque a Maersk sempre disse que não estaava à procura de um novo parceiro, depois de há cerca de um ano ter acordado com a MSC o fim da aliança 2M. Mas também porque a Hapag-Lloyd ainda integra THE Alliance, cm a ONE, a Yang Ming e a HMM. Sairá em Janeiro do próximo ano, foi agora comunicado.

O nascimento da Gemini Cooperation acabará por abalar as demais alianças. No caso da THE Alliance, perderá capacidade de competir com as outras alianças, pelo que ou se dissolve, ou terá de encontrar novos parceiros. O que poderá acabar por afectar também a Ocean Alliance, onde militam a CMA CGM, a COSCO e a Evergreen. E há, claro, o caso da MSC, que tal como estão agora as coisas será o único grande player fora de qualquer aliança no arranque do próximo ano.

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS