IMAGEM: Cleopatra Doumbia-Henry/IMO

 

O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, deixará o cargo no próximo mês de dezembro e o Conselho da entidade terá como missão escolher o seu substituto de uma lista de sete candidatos, com excelentes currículos entre eles. Eis os nomes:

. Arsenio Antonio Dominguez Velasco (Panamá)

. Cleopatra Doumbia-Henry (Dominica)

. Minna Kivimäki (Finlândia)

. Moin Uddin Ahmed (Bangladesh)

. Nancy Karigithu (Quênia)

. Suat Hayri Aka (Turquia)

. Zhang Xiaojie (China)

Para ser eleito secretário-geral da IMO, o candidato precisa receber, no mínimo, 21 dos 40 votos dos Estados-membros do Conselho da IMO, entre eles, o Brasil.

A organização sindical marítima brasileira apoia a candidatura de Cleopatra Doumbia-Henry. Defensora dos direitos dos trabalhadores marítimos, ela desempenhou papel-chave na Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante o desenvolvimento, a adoção e a ratificação da Convenção do Trabalho Marítimo (MLC, 2006). É importante ressaltar que as portas do seu gabinete sempre estiveram abertas aos marítimos brasileiros para tratar de assuntos do interesse deles.

Definida como uma líder visionária por seus pares, Doumbia-Henry é conhecida por sua habilidade em construir consenso e mobilizar recursos.  Trabalhou na OIT por três décadas e se propõe a liderar a IMO no avanço da justiça social dentro da indústria marítima, abordando questões como direitos trabalhistas, igualdade de gênero, condições de trabalho e bem-estar dos profissionais marítimos.

Nós acreditamos que Cleopatra Doumbia-Henry irá trabalhar de perto com os Estados-membros, a indústria e parceiros internacionais para garantir que o setor marítimo permaneça inclusivo e equitativo, sendo capaz de criar oportunidades para todos.

FONTE: CONTTMAF