IMAGEM: GOVERNO DE S.PAULO/REPRODUÇÃO

Ao todo, foram movimentadas cerca de 974 mil toneladas de carga neste primeiro semestre; soja e açúcar são os destaques

Balanço semestral realizado pelo Governo de São Paulo, por meio do DH (Departamento Hidroviário) da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), aponta um aumento na quantidade de carga transportada na Hidrovia Tietê-Paraná no 1º semestre deste ano. Ao todo, foram movimentadas 974 mil toneladas de carga, 5,8% mais que no mesmo período de 2023.

Entre os principais produtos transportados estão soja, farelo de soja, milho e cana-de-açúcar. No 1º semestre deste ano, as cargas foram predominantemente soja, com 786.927 toneladas (81%), e cana-de-açúcar, com 186.327 toneladas (19%). Esses dados referem-se ao trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná, administrado pelo Departamento Hidroviário.

Cerca de um terço (800 km) dos 2.400 km de extensão da hidrovia passam por São Paulo. Os demais 1.600 km dividem-se entre Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. “A Hidrovia Tietê-Paraná é o principal sistema de transporte hidroviário de carga do Estado e um importante corredor de exportação multimodal do país. Por consumir menos combustível e emitir menos poluentes por volume de carga transportada, é considerada um meio logístico mais econômico e sustentável, quando comparamos ao transporte rodoviário”, diz a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende “Vale destacar que a hidrovia é um eixo importante de escoamento de cargas da região Centro-Oeste, que têm como destino o Porto de Santos”.

AMPLIAÇÃO DO CANAL DE NOVA AVANHANDAVA

A Semil, por meio do DH, iniciou, no 1º semestre de 2023, as obras de ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, que visa estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado de São Paulo.

O investimento do Governo do Estado de São Paulo ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório.

O método escolhido é o de derrocamento especial, com o uso de explosivo encartuchado, com o qual serão retirados 552 mil m³ de material rochoso. A conclusão está prevista para o 1º semestre de 2026. Em 2023, a hidrovia movimentou cerca de 2,5 milhões de toneladas de diversas cargas. Depois da conclusão da ampliação da profundidade do leito do Rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, espera-se que esse volume aumente significativamente, podendo chegar a 7 milhões de toneladas, quase 3 vezes mais do que a capacidade atual.

VANTAGENS DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

A modalidade de transporte é reconhecida mundialmente por sua eficiência econômica, social e ambiental. Entre suas vantagens em comparação aos modais rodoviário e ferroviário estão a maior eficiência energética, a capacidade de concentração de cargas e a longevidade da infraestrutura e dos equipamentos. Além disso, o transporte hidroviário contribui para reduzir as mudanças climáticas e o efeito estufa. Outras vantagens incluem menor consumo de espaço, menos congestionamento de tráfego, menores custos de infraestrutura e operação, menos acidentes e menorimpacto ambiental, tornando o modal hidroviário uma alternativa sustentável e vantajosa para o transporte de cargas.


FONTE: PODER360