IMAGEM: SEMAGRO

 

Em detalhe, a Argentina embarcou 1,15 milhão de toneladas de mercadorias para transporte de cabotagem por este meio no referido período.

Segundo informações da Bolsa de Valores de Rosário (BCR), a movimentação de mercadorias de diversos tipos pela hidrovia Paraguai-Paraná em 2020 atingiu 94,4 milhões de toneladas no transporte fluvial-marítimo pelo corredor e em direção ao oceano.

Em particular, em 2020, segundo a Comissão Permanente de Transportes da Bacia do Prata (CPTCP), cerca de 14 milhões de toneladas foram movimentadas “a jusante” pela hidrovia Paraguai-Paraná. Não inclui mercadorias transportadas por cabotagem dentro das fronteiras da Argentina, nem mercadorias embarcadas diretamente em navios ultramarinos a partir dos portos da Argentina e Uruguai, para as quais reservaremos uma seção separada.

O principal usuário da via para descarga de mercadorias foi o Paraguai, de cujos portos fluviais saíram quase 11 milhões de toneladas, aproximadamente 80% do total. Os produtos do complexo soja dominam o transporte a jusante dos portos paraguaios, com 5,2 milhões de toneladas de soja em grão, 2,6 milhões de toneladas de farelo e 0,6 milhão de toneladas de óleo embarcadas no ano de referência.

Da Bolívia, 650.000 toneladas de mercadorias não identificadas foram baixadas em barcaças, enquanto 2,3 milhões de toneladas foram baixadas do Brasil, principalmente minério de ferro.

Quanto às mercadorias que trafegam a montante pelo corredor fluvial, o tráfego é menor que a jusante, tendo transportado cerca de 5,2 milhões de toneladas em 2020. No total, foram desembarcados 4,5 milhões de toneladas nos portos de mercadorias paraguaios, com destaque para 2 milhões de toneladas de combustível.

No total, somando o transporte downstream e upstream, os países vizinhos da Argentina movimentaram de e para seus portos, respectivamente, 19,1 milhões de toneladas de mercadorias diversas.

No trecho argentino, 1,1 milhão de toneladas foram movimentadas por cabotagem

Dentro do trecho argentino da rota navegável, a hidrovia também é utilizada para o transporte de cabotagem por meio de barcaças. Em 2020, 1,15 milhão de toneladas de mercadorias foram embarcadas para transporte de cabotagem por esse meio.

Categorizando a movimentação de mercadorias de acordo com o tipo de mercadoria transportada, destaca-se o transporte de 639 mil toneladas de oleaginosas e cereais, cujo destino foi principalmente Gran Rosário, representando aproximadamente 55,5% da carga transportada por cabotagem rodoviária. Segue-se a movimentação de 500 mil toneladas de combustíveis (incluindo biodiesel), 43,5% do total transportado. O restante do transporte por cabotagem é dividido entre óleos e produtos químicos.

Se nos concentrarmos agora nas províncias que geraram esses movimentos, destaca-se a província de Entre Ríos, de cujos portos saiu praticamente metade do transporte de cabotagem que percorreu a hidrovia, cerca de 559 mil toneladas de grãos. Dos portos de Santa Fé foram movimentadas cerca de 257 mil toneladas, com maior participação de combustível.

Em terceiro lugar aparece Buenos Aires, dos portos daquela província foram embarcadas 255 mil toneladas em viagens de cabotagem, distribuídas entre combustíveis, óleos e produtos químicos. Por último, 80.000 toneladas de grãos foram embarcadas da província de Chaco para as usinas e portos de Gran Rosario.

movimentação de contêineres

A movimentação de contêineres pelos portos argentinos da hidrovia Paraguai-Paraná totalizou 77.428 TEUs em 2020. Por sua vez, no ano de referência, foram desembarcados 68.237 TEUs desses terminais identificados. No total, a movimentação de contêineres nos terminais da ENAPRO em Rosário, Molca, Euroamérica e no Terminal Zárate em Buenos Aires foi de 145.655 contêineres, segundo informações da Subsecretaria de Portos, Rotas Navegáveis ​​e Marinha Mercante.

É necessário esclarecer que, ao considerar a Hidrovia Paraguai-Paraná no trecho Cáceres-Nueva Palmira, a BCR excluiu da análise os portos de Buenos Aires, o de maior movimentação de contêineres do país, bem como os portos de La Plata e Doca Sul, entre outros.

Em suma, somando o transporte downstream e upstream dos países vizinhos da Argentina, bem como o transporte de cabotagem dentro desse país, as exportações dos portos argentinos para o mundo e as exportações do porto uruguaio de Nueva Palmira até o extremo do corredor, podemos estimar que , pela hidrovia Paraguai-Paraná, em 2020, houve movimentação de mercadorias em um total próximo a 94,4 milhões de toneladas.

 

FONTE: Mundo Marítimo