Em um encontro organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, deputados, sindicalistas e representantes de empresas se reuniram com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (29), em Brasília, para discutir a pauta da retomada da construção naval brasileira. 

A Conttmaf, integrante do Fórum em Defesa da Retomada da Construção Naval, se fez presente com o assessor jurídico da presidência da entidade, Edson Martins Areias. A reunião foi articulada pelo presidente da Frente Parlamentar, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer.

“Tivemos a oportunidade de reforçar a relevância estratégica do setor para o desenvolvimento do País, para geração de emprego e renda, para o desenvolvimento de novas tecnologias e até para a soberania nacional”, disse o deputado em suas redes sociais.

Conforme diz a publicação, o grupo solicitou, ao governo federal, a inclusão do setor naval na nova política industrial brasileira para acelerar a reativação do segmento e para que navios, sondas e plataformas sejam construídos nos estaleiros do Brasil.

No próximo dia 15 de março, entidades sindicais representantes de trabalhadores marítimos, metalúrgicos e petroleiros farão uma manifestação, no Centro do Rio de Janeiro, contra a política de afretamentos sem limites de navios estrangeiros pela Petrobras e em apoio à construção de navios no Brasil.