Three ocean liners laden with cargo sit next to a row of cranes at a busy port.

IMAGEM: LUCY NICHOLSON/REUTERS

 

As companhias de transporte marítimo de contêineres deverão atingir este ano recordes de receitas e de lucros operacionais, prevê a Drewry.

De acordo com o último Container Forecaster da Drewry, o transporte marítimo de contêineres deverá ainda superar este ano os lucros alcançados em 2021.

Se no ano passado, os resultados operacionais terão atingido os 190 milhões de dólares, este ano deverão chegar aos 200 milhões!

 

A margem operacional, essa deverá recuar ligeiramente, dos 43% estimados para 2021 para 37% este ano, acrescenta a consultora.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o volume de receitas do setor deverá crescer na casa dos 15% e superar pela primeira vez a barreira dos 500 milhões de dólares.

Em termos simplistas, sintetiza a Drewry, quanto mais durarem os congestionamentos nas cadeias logísticas, mais tempo os fretes e os lucros dos operadores se manterão extremamente elevados.

E, no entanto, as dificuldades generalizadas deverão fazer abrandar o ritmo de crescimento do tráfego de contêineres.

Para 2022, a Drewry prevê agora um crescimento de apenas 4,6% (contra os 5,2% inicialmente apontados), e reviu também em baixa a projecção para 2021, de 8,2% pra 6,5%.

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS