IMAGEM: GGSA

Apesar de seu alto perfil, as tarifas comerciais dos EUA — e ações retaliatórias — estão impactando diretamente apenas 1,5% dos volumes globais de comércio marítimo, de acordo com os dados mais recentes da Clarksons Research, que observa que na guerra comercial anterior de 2018-19, as toneladas-milhas foram cortadas em apenas 0,5%.

Com a política dos EUA descrita pela Clarksons como "fluida", analistas da maior corretora de navios do mundo admitem que há potencial para escalada, aprofundamento de impactos indiretos, mas também para novos acordos comerciais a serem feitos e para novos padrões de negociação evoluírem.

Esta semana, o escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos realizará uma audiência pública em 24 de março e 26 de março de 2025, sobre as ações propostas na investigação da Seção 301 sobre o direcionamento da China aos setores marítimo, logístico e de construção naval para dominância.

Estão incluídas potenciais taxas de serviço portuário para embarcações construídas na China que chegam aos portos dos EUA e requisitos para que os exportadores enviem uma porcentagem de sua carga em embarcações de propriedade, operadas e eventualmente construídas pelos EUA.

Judah Levine, chefe de pesquisa na plataforma de reservas de caixas Freightos, admitiu que o cenário tarifário permanece extremamente incerto.

“As descobertas da agência federal que podem levar a aumentos acentuados de tarifas na China, tarifas recíprocas em uma longa lista de países, as taxas portuárias propostas pelo USTR em embarcações de fabricação chinesa, bem como o restabelecimento de tarifas de 25% em todas as importações canadenses e mexicanas devem ser feitas no início de abril”, disse Levine.

Peter Sand, analista chefe da plataforma de taxas de frete de contêineres Xeneta, disse: "Dada a enorme incerteza em torno da política comercial dos EUA em relação a tarifas e propostas de taxas portuárias direcionadas a navios e transportadores chineses, os embarcadores aproveitarão qualquer oportunidade para reduzir seus custos gerais de importação durante as negociações de taxas de frete."

FONTE: SPLASH247.C0M