China se consolida como líder mundial em transporte de gás com novo navio intermodal

IMAGEM: Shipbuilding Trading

China entrega o maior navio intermodal para o transporte de Gás Natural Liquefeito. Embarcação conta com 239 metros de comprimento.

O estaleiro Hudong-Zhonghua, sediado em Xangai, na China, e a Shipbuilding Trading entregaram um navio intermodal de s natural liquefeito de 80 mil metros cúbicos, isto é, o maior transportador de gás intermodal do mundo. Chamado de Dapeng Princess, a embarcação também é o primeiro navio entregue pela Hudong neste ano.

Esta entrega marca uma nova era da indústria naval da China para implementar a meta de duplicar a capacidade de produção de transportadores de GNL, segundo o jornal Global Times. A embarcação é um navio intermodal de quarta geração com 239 metros de comprimento e 36,6 metros de largura, desenvolvido para navegar tanto em águas profundas como em águas rasas, isto é, foi desenvolvido para navegar tanto em rios quanto no mar alto.

Além disso, o navio intermodal da China utiliza uma tecnologia avançada, de alta confiabilidade, sendo um grande marco na indústria mundial de construção naval. Os construtores navais da China alcançaram o recorde de 55 pedidos de grandes navios de transporte de gás no último ano, o equivalente a 30% dos pedidos globais.

O transporte intermodal é aquele feito através do uso de mais de um modal, ou seja, os documentos de transporte são expedidos individualmente para cada operação, além da responsabilidade entre os transportadores ser dividida segundo o trajeto de transporte. Toda vez que acontece uma mudança de modal, um novo contrato para acompanhamento da carga é efetuado e se torna vigente, pagando a cada transportador o frete correspondente.

O modo de tração e a acomodação das mercadorias continuam os mesmos, apesar do meio de transporte ser modificado. O objetivo é fazer com que os custos de cada modal sejam reduzidos, propiciando um gasto total mais vantajoso para as empresas que optam por este tipo de atividade.

China expande controle do mercado de gás 

A China está se tornando rapidamente a força dominante em Gás Natural Liquefeito (GNL), com 40% dos recentes contratos de longo prazo entre os players globais respondendo a compradores chineses. O principal grupo de energia da China, Sinopec, chegou a um acordo de 27 anos com a estatal QatarEnergy no fim de 2022 para comprar 4 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito por ano. As importações devem começar dentro de 3 anos.

Como um cliente essencial, a China também está negociando para realizar investimentos em um grande projeto do Qatar para ampliar a produção de GNL. Uma empresa de energia da China do setor privado, a ENN Group, assinou um contrato no último ano com a Energy Transfer, com sede no Texas, para comprar 2,7 milhões de toneladas de gás por ano por 20 anos.

China triplica a escala de compras

Ao longo de 2021 e 2022, a China fechou contratos de compra de GNL de longo prazo no valor de quase 50 milhões de toneladas por ano, segundo a empresa de pesquisa europeia Rystad Energy.

A China triplicou a escala de compras através de contratos de longo prazo em apenas dois anos, acima do volume de cerca de 16 milhões de toneladas por ano entre 2015 a 2020. Em 2020 e 2021, as transações spot representaram até 50% das importações de gás natural da China, muito acima dos 30% estimados para o Japão.

Entretanto, a China parece ter mudado de estratégia para suprir as demandas de longo prazo. Os contratos de longo prazo oferecem maior estabilidade no fornecimento em relação aos contratos spot.

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS