admiralty

IMAGEM: CORTESIA UKHO

O Escritório Hidrográfico do Reino Unido (UKHO) deu um grande passo no caminho para a digitalização na indústria naval: o fim das cartas em papel do Almirantado.

Durável, tangível e sem necessidade de baterias para uso, a carta em papel é um dos pilares da navegação marítima há séculos. Gerações de marinheiros confiaram em cartas de papel para planejamento e posicionamento de viagens. Mas os tempos mudaram e as cartas eletrônicas de atualização automática tornaram-se a opção padrão - especialmente depois que o mandato SOLAS para a transição para o ECDIS entrou em vigor.

Na terça-feira, o UKHO anunciou que também eliminará gradualmente a produção global de cartas em papel até o final de 2026. Suas cartas do Almirantado são as cartas de papel mais usadas globalmente, e a decisão afetará as partes interessadas em muitas regiões; no entanto, diz UKHO, a maioria dos marinheiros já fez a mudança para o digital.

A agência está encerrando a produção de cartas em papel porque seus clientes estão "usando principalmente produtos e serviços digitais para navegação" e viu um "rápido declínio na demanda por cartas em papel". A decisão permitirá que ela se concentre em suas mais de 18.000 cartas eletrônicas e outros produtos digitais.

 

“A decisão de iniciar o processo de retirada da produção de cartas em papel nos permitirá aumentar nosso foco em serviços digitais avançados que atendem às necessidades dos marítimos de hoje”, disse Peter Sparkes, executivo-chefe do UKHO. por inovações digitais, conectividade de satélite aprimorada no mar e soluções de dados otimizadas, apoiando a próxima geração de navegação. O UKHO pretende estar na vanguarda dessa transição digital."

A UKHO diz que trabalhará com a Agência Marítima e de Guarda Costeira do Reino Unido, distribuidores comerciais e outras partes interessadas para ajudar os clientes remanescentes de cartas em papel a fazer a transição para produtos eletrônicos dentro do prazo. “Entendemos o significado deste anúncio, dada a distinta história da produção de cartas em papel do UKHO e a confiança que os marinheiros depositaram nas cartas do Almirantado ao longo das gerações”, disse Sparkes.

UKHO está seguindo os passos de seus colegas americanos. Em 2019, a NOAA anunciou planos de eliminar gradualmente a produção de cartas náuticas em papel até janeiro de 2025. A decisão marcou uma mudança radical para a agência, que produziu cartas de papel da América (e cartas para grande parte do resto do mundo) por décadas. Assim como a UKHO, a NOAA está redirecionando seus recursos para focar na qualidade de seus produtos de cartas eletrônicas e fornecer cobertura em maior escala.

No entanto, não é bem o fim da carta em papel nos Estados Unidos: os marítimos americanos ainda poderão solicitar cartas impressas personalizadas com base em dados eletrônicos.

FONTE: SHIPPING NEWS