O Seminário abordou os seguintes temas:
Desafios e Soluções para a Segurança da Navegação Frente ao Crescimento do Transporte Fluvial;
Concessões Hidroviárias: Modelos e Investimentos no Setor de Navegação;
A navegação interior, que ocorre em rios, lagos, lagoas e baías abrigadas, é de fundamental importância econômica e social, especialmente no Brasil, que possui uma vasta malha hídrica. Ela é vital para o transporte de cargas e passageiros, desenvolvimento regional e integração nacional.
A principal vantagem é a capacidade de movimentar grandes quantidades de cargas, como grãos e outras matérias-primas, a um custo operacional mais baixo por tonelada transportada em comparação com outros modais, como o rodoviário. Em regiões como a Amazônia, os rios funcionam como as principais "estradas", sendo o transporte fluvial o meio essencial de deslocamento para a população ribeirinha, garantindo o acesso a bens, serviços e conectando comunidades e centros urbanos.
O modal hidroviário é considerado mais sustentável, apresentando menor emissão de gases poluentes (CO2) e menor impacto ambiental por tonelada transportada quando comparado ao transporte rodoviário.
O Brasil possui um enorme potencial hidroviário, com cerca de 63 mil km de rios navegáveis, dos quais apenas cerca de um terço é efetivamente utilizado para o transporte comercial. O aproveitamento desse potencial é crucial para a logística nacional, ajudando a desafogar as rodovias e a diversificar a matriz de transportes do país.
 
																
 
      
      
     
   
   
  