Foi realizada em Assunção/Paraguai, no dia 18 de junho, a LXV reunião da Comissão da Especialistas de Transporte Marítimo do MERCOSUL.
A reunião contou com a participação da CONTTMAF, representada pela assessora Ana Maria Canellas, com a FNTTAA, representada pelo presidente Ricardo Ponzi e participantes do setor privado (ABAC).
O evento foi conduzido pela parte paraguaia, que tem a presidência Pró-Tempore do MERCOSUL.
A delegação brasileira apresentou o sistema de estatísticas desenvolvido pela ANTAQ e destacou a importância das referidas informações para os demais países do MERCOSUL, bem como a adoção de um sistema de dados no âmbito do bloco para subsidiar futuros Acordos Bilaterais ou Multilaterais entre os países partícipes da região.
A representante do Ministério de Portos e Aeroportos fez uma apresentação sobre as políticas públicas do Brasil em vigor.
A delegação paraguaia comentou a relevância da hidrovia Paraguai-Paraná no transporte de cargas para a região, razão pela qual defende a inclusão do tema no âmbito do SGT-5.
O presidente da FNTTAA, Ricardo Ponzi, corroborou com a posição da delegação paraguaia sobre a importância da hidrovia Paraguai-Paraná na região e sugeriu que o tema seja incluído no temário da Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo do MERCOSUL.
A próxima reunião da Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo do MERCOSUL (SGT-5) terá a presidência Pró-Tempore do Uruguai.