O Sindmar faz um alerta sobre os cuidados que os marítimos devem ter ao receberem uma proposta de trabalho de uma empresa sem boas referências no mercado.
A representação sindical tem recebido denúncias de oficiais que informam terem sido enganados pela Infotec. Segundo observações feitas pelos marítimos, ela não possui capacidade para atuar no setor e não oferece condições de trabalho adequadas.
Além de baixas condições laborais, a empresa estaria oferecendo vagas de trabalho inexistentes com o objetivo de angariar currículos para apresentar a empresas contratantes como se os marítimos fizessem parte do seu quadro de pessoal.
O Sindicato alerta que a Infotec não possui acordo coletivo de trabalho – ACT para emprego de oficiais e eletricistas em plataformas de petróleo.
O Sindmar recomenda aos oficiais que tenham sido enganados por esta empresa que informem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seus dados e o relato do ocorrido, para que a entidade sindical possa avaliar o alcance das ações irregulares da empresa e tomar providências cabíveis.
O Sindicato recomenda também que não enviem informações pessoais e dados profissionais para representantes da Infotec e ao serem contatados, digam à empresa para procurar o Sindmar, para negociar um ACT.
A representação sindical ressalta que a existência de trabalho em condições abusivas como pretende a Infotec, respaldada pela Petrobras, só será possível se houver quem se apresente e concorde em trabalhar em tais condições.