O presidente do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes), Maxuel José Monteiro da Costa, filiado à FNTTAA e à Conttmaf, participou da abertura da Semana do Pescado, que contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (31) no Cristo Redentor, na capital fluminense.

Em sua apresentação, o dirigente sindical destacou a importância do setor para a economia do Rio de Janeiro. “Tenho a honra de saber que o meu estado é o maior consumidor de peixe fresco do País. É direto do mar para o consumidor”, comemorou Monteiro da Costa.

Para o presidente do Siperjes, o Rio de Janeiro merece ter um grande centro de distribuição para atender à produção local. “É importante termos um entreposto aqui, para que o nosso pescado chegue mais rápido à mesa dos consumidores e fique mais barato também, para que mais pessoas possam ter acesso a esse alimento tão importante para a saúde do brasileiro”, declarou.

De acordo com informações da Agência Brasil, a campanha da Semana do Pescado visa estimular o consumo de peixe, frutos do mar e derivados no País, a fim de fortalecer a atividade da pesca e da aquicultura, além de movimentar a economia.

Segundo a publicação, um dos objetivos é a integração da cadeia produtiva, a qual envolve pescadores, aquicultores, distribuidores, peixarias, supermercados, bares, restaurantes, importadores e o consumidor final.

Um estudo publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que o consumo de pescado no Brasil ainda é baixo – cerca de 9,5kg por habitante ao ano –, porém há a expectativa de aumento a longo prazo.

A Semana do Pescado, que passará ainda por outros estados, acontece até o dia 15 deste mês.