imagem da pesca industrial

IMAGEM: ec.europa.eu

 

André de Paula quer retomar venda de pescados à Europa em 2023

Ministro da Pesca e da Aquicultura disse que assunto é “prioridade”; exportações estão vetadas desde 2018.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, disse nesta 5ª feira (9.fev.2023) que o governo pretende ainda em 2023 retomar a venda de pescados para a União Europeia, suspensa desde 2018. Uma auditoria dos europeus havia apontado, em 2017, que as exigências sanitárias para exportação do produto não estavam sendo cumpridas. “Tenho expectativa de que nós possamos ser avaliados. Em sendo avaliado ainda esse ano, nos será permitido voltar a fornecer para o mercado europeu”, declarou em entrevista ao Poder360.

Só a indústria de conserva –que envolve sardinha e atum em lata– estima impacto anual de R$ 10 bilhões no faturamento. André de Paula afirmou que a volta do fornecimento do pescado ao mercado europeu é “prioridade”. “Nós vamos escrever a história da pesca e aquicultura contemporânea em 2 momentos: antes de fornecer ao mercado europeu e depois de voltar a fornecer. Sem dúvida, será um elemento que desencadeará efeito positivo para a pesca”, disse. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que a pesca artesanal também recebesse atenção, segundo o ministro. “Essa é uma área que vai ser centro das atenções não apenas do Ministério da Pesca e Aquicultura. Será encarada por todo o governo de forma central”, afirmou.

Em 2023, o setor de pesca e aquicultura voltou a ter status de ministério depois de ser extinto no governo de Dilma Rousseff (PT), em 2015, quando foi incorporado ao Ministério da Agricultura. A pasta da Pesca terá R$ 300 milhões à disposição este ano. André de Paula afirmou que a recriação “dá força institucional ao setor”. O ministro também disse manter o diálogo com outras pastas, como Agricultura, Meio Ambiente e Indústria.

FONTE: PODER360