IMAGEM: CARDUMEBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR

 

O vencedor do leilão online da área destinada a atividades pesqueiras de Camocim será conhecido no dia 13 de setembro. Em processo conduzido pela Companhia Docas do Ceará e com edital anunciado oficialmente na última sexta-feira (13), em São Paulo, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o futuro cessionário deverá investir R$ 15 milhões na área ao longo dos 20 anos de contrato.

Do total de 6.542,44m², 1.236m² dispõe de benfeitorias, sendo um armazém com área de 1.020m² e um prédio da administração com área de 216m².

A utilização da área deve atender às necessidades básicas do setor produtivo de pesca. O canal de acesso à área mede 100 metros de largura e 2 metros de profundidade e a amplitude da maré é de 3 metros. O seu atracadouro possui um comprimento linear de 142 metros, com uma largura de 7,8 metros para atracação de embarcações. O trecho mais antigo da área tem 90 metros e o trecho novo, construído em meados de 2009, tem 52 metros.

A área não é afeta à operação portuária, visto que está localizada fora da poligonal do Porto de Fortaleza/CE. No entanto, é integrante do patrimônio da Companhia Docas do Ceará.

As tratativas da diretoria da CDC, que já vislumbrava conduzir esse segundo processo de cessão – o primeiro foi a área para beneficiamento de pescados do Porto de Fortaleza – resultaram na publicação da Portaria SAP/MAPA nº 100, de 29/03/2021, que devolveu a área para a companhia.

Apontado como o principal polo na região, a instalação da CDC em Camocim é de um equipamento que vem gerando grande expectativa entre os empresários do setor pesqueiro, tendo em vista sua localização privilegiada para pesca. A estrutura do local foi pensada para abrigar áreas de comercialização, armazenagem, câmaras frigoríficas, manuseio e triagem de pescado, fábrica de gelo, reservatório para 300 mil litros de água, combustível, auditório e vestiários, além de área para ampliação do cais e da estação de efluentes.

A área está distante 366 km de Fortaleza. Seus municípios limítrofes são Bela Cruz, Bitupitá, Acaraú, Granja e Chaval, e é banhado pelo Oceano Atlântico. A cidade está localizada a 4 metros acima do nível do mar, distante 274 km, em linha reta, de Fortaleza, possui área de 1.504 km² e apresenta topografia relativamente plana.

 

FONTE: PORTOSeNAVIOS